Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

A repeito do orçamento....

como dar um orçamento para o cliente nessa perspectiva ??? Posso concluir que os valores deixam de ter um valor fixo e passa a ser mensal ???? e nesse caso como estimar o tempo de desenvolvimento ????

1 resposta
solução!

Malcon, tudo bom?

Essa é uma questão recorrente, e muito comum em empresas que estão fazendo a transição do tradicional para o Ágil.

O tempo do projeto é estimado num formato diferente, onde você tem uma ideia geral do produto e vai desmembrando em releases em um roadmap. Nesse primeiro momento é sempre bom aplicar (vender) um período envolvendo técnicas e abordagens de design thinking para ter uma visão mais real do que deve ser o produto.

Tendo em mãos esse roadmap com as principais features vocês vão propor um MVP para a empresa, e com ele um cronograma das Sprints baseadas no roadmap com a equipe necessária e demais gastos. A partir de então começam a rodar o Scrum.

Geralmente a cobrança é feita mensalmente por meio de contratos trimestrais, semestrais ou anuais. O Ágil tem dessas coisas, pode ser que em metade das Sprints o produto já esteja adequado ao negócio e o contrato se encerre. Claro, dado o sucesso outros projetos e features no mesmo projeto podem entrar.

Fazer esse tipo de orçamento não é trivial, precisa conhecer o Ágil, vender isso para o cliente e ser transparente. Outro ponto, o Ágil trata de problemas complexos, antes é necessário saber se o problema tratado é complexo ou não.