Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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resposta

A raquete do oponente não aparece

Depois de adicionar a parte que possibilita o erro do oponente, a raquete do oponente não aparece mais. links: https://editor.p5js.org/carlos.chbds/sketches/RNzpsKxbn https://editor.p5js.org/carlos.chbds/present/RNzpsKxbn

// BLoco das funções
function criaBolinha() {
  circle(xBolinha, yBolinha, tamanhoBolinha);
}

function movimentaBolinha() {
  xBolinha = xBolinha + velocidadexBolinha;
  yBolinha = yBolinha + velocidadeyBolinha;
}

function verificaColisaoBorda() {
  if(xBolinha + raioBolinha > width  || xBolinha - raioBolinha < 0){
    velocidadexBolinha *= -1;
  }

  if(yBolinha + raioBolinha > height || yBolinha - raioBolinha < 0){
    velocidadeyBolinha *= -1;
  }
}

function criaRaquete(x,y) {
  rect(x, y, xTamanho, yTamanho);
}

function movimentaRaquete() {

  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete = yRaquete - 5;
  }

  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete = yRaquete + 5;
  }

}

function colisaoRaqueteBiblioteca(x,y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y, xTamanho, yTamanho, xBolinha, yBolinha, raioBolinha);
  if(colidiu){
    raquetada.play();
    velocidadexBolinha *= -1;
    velocidadeyBolinha *= -1;
  }
}

function movRaqueteOponete(){
aceleracao = yBolinha -yRaqueteOponente - yTamanho / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += aceleracao + chanceDeErrar;


  calculaChanceDeErrar();
}

  function calculaChanceDeErrar(){
    if (oponentePonto >= meuPonto) {
    chanceDeErrar += 1
    if (chanceDeErrar >= 39){
    chanceDeErrar = 40
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}


function mostraPlacar(){
  textAlign(CENTER);
  textSize(18);
  fill(color(255,140,0));
  rect(130,10,40,20);
  rect(430,10,40,20);
  fill(255);
  text(meuPonto, 150, 26);
  text(oponentePonto, 450, 26);
  if(xBolinha + raioBolinha > 600){
    meuPonto = meuPonto + 1;
    ponto.play();
  }
  if(xBolinha - raioBolinha < 0){
    oponentePonto = oponentePonto + 1;
    ponto.play();
  } 
}

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}

// Parametros da Raquete
let xRaquete = 10;
let yRaquete = 170;
let xTamanho = 10;
let yTamanho = 80;
let colidiu = false;
// Parametros da Raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente ;
let chanceDeErrar = 0;
let dificuldade = 20; // inversamente proporcional ao valor atribuído
let aceleracao;
// Parâmentros da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let tamanhoBolinha = 40;
let raioBolinha = tamanhoBolinha / 2;
// Parâmetros de velocidade da bolinha
let velocidadexBolinha = 5;
let velocidadeyBolinha = 5;

// Placar
let meuPonto = 0;
let oponentePonto = 0;

// Sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  criaBolinha();
  criaRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaRaquete();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  colisaoRaqueteBiblioteca(xRaquete,yRaquete);
  movRaqueteOponete()
  criaRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  colisaoRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
  mostraPlacar();
}
1 resposta
solução!

Olá Carlos, tudo bem?

Repare que a variável yRaqueteOponente não está recebendo valor nenhum:

// Parametros da Raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente ;
let chanceDeErrar = 0;
let dificuldade = 20; // inversamente proporcional ao valor atribuído
let aceleracao;

É só atribuir um valor a ela que a raquete aparecerá. O código fica assim:

// Parametros da Raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 170;
let chanceDeErrar = 0;
let dificuldade = 20; // inversamente proporcional ao valor atribuído
let aceleracao;

Espero ter ajudado. Abraço!