2
respostas

a primeira impressão é a que fica

a primeira aula me trouxe uma reflexão muito boa, a necessidade de melhorarmos o processo produtivo que muitas vezes antigamente era braçal. Não muito distante, tenho 47 anos e vi que era muito orgulho do pai o filho seguir sua profissão. Atualmente produzir significa refletir e processar da melhor forma, mesmo que na nossa condição, o melhor que podemos fazer.

2 respostas

Olá, Sergio!

Fico feliz em saber que a primeira aula do curso Desenvolvimento de Carreira: a demanda do mercado te trouxe reflexões importantes. Você mencionou sobre a mudança do processo produtivo e a importância de refletir e processar da melhor forma. Isso é realmente crucial no mundo atual, onde a tecnologia e a inovação estão mudando rapidamente o cenário do trabalho.

Pelo que entendi, você está refletindo sobre como a percepção do trabalho e da carreira mudou ao longo do tempo. Antigamente, era comum o orgulho do pai ao ver o filho seguir sua profissão, enquanto hoje a produção está mais ligada à reflexão e ao processamento de informações.

A aula menciona que o conceito de sucesso mudou e que as exigências do mercado estão muito diferentes. Antes, muitas pessoas trabalhavam em funções mais operacionais, enquanto hoje, com o avanço da tecnologia, a qualificação dos profissionais teve que aumentar consideravelmente. Além disso, com a tecnologia, muitas funções foram automatizadas, o que diminuiu a oferta e demanda de certos tipos de trabalho.

A aula também aborda a diferença entre carreira e emprego. O emprego é a posição que você ocupa atualmente, enquanto a carreira é aquilo que permeia toda a sua história. É importante lembrar que a carreira é sua responsabilidade e que você deve buscar desenvolvimento, montar um plano de carreira e buscar formação adequada.

Espero que essas reflexões te ajudem a entender melhor o conteúdo da aula e a aplicar esses conceitos em sua própria carreira. Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

sim, sou muito grato pelo conteúdo e os cursos da alura estão influindo muito ao meu crescimento profissional.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software