Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

A plataforma da imagem solicitada não corresponde à plataforma de host detectada

WARNING: The requested image's platform (linux/amd64) does not match the detected host platform (linux/arm64/v8) and no specific platform was requested

Criei a imagem, dei o push normalmente e depois quis testar rodar em um raspberry dando o pull e está aparecendo esse aviso quando dou o docker run

Criei a imagem em uma maquina com W10 PRO e o rasp esta com o ubuntu 20.04 LTS SERVER

4 respostas
solução!

Nesse caso o problema é que o kernel Linux da imagem do container é uma versão para a plataforma amd64 ou seja processadores da plataforma x86_64 como os Intel e os AMD, o Raspberry usa uma outra plataforma a ARM e as arquiteturas dessas plataformas são incompatíveis entre si, nesse caso é necessário um kernel compatível com a arquitetura ARM.

Entendi, estao no caso eu deveria instalar uma distro ubuntu x86 no rasp para rodar, isso? Eu baixar uma imagem de ubuntu server no docker para desenvolver?

Uma distro para arquitetura x86 é incompatível com o Raspberry, porque ele usa um processador com arquitetura ARM, então o sistema operacional pode ser qualquer um compilado para a arquitetura ARM e a imagem que você usa no seu container tem que se compatível com a arquitetura ARM, se você acessar o Docker HUB você vai ver que a busca de imagens tem um filtro por arquitetura, você tem que usar imagens compatíveis com ARM e construir elas no Raspberry ou então construir imagens multi-arch no Windows 10.

https://cbsiifslagarto.github.io/projetokube-site/blog/linux/tutoriais/2019/exemplo-containers-docker-com-raspberry-pi-12-02.html https://docs.docker.com/desktop/multi-arch/

Só lembrando que o seu processador que define a arquitetura, por exemplo um Intel Core I5 vai ser amd64 ou x86_64 dependendo da nomenclatura, um Raspberry 4 vai usar uma arquitetura ARM64, seu sistema tem que ser compilado para a arquitetura espec

Entendi, amanha irei realizar alguns testes. Caso eu tenha dúvida eu volto aqui. Muito obrigado pela ajuda!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software