9
respostas

A pior didática da plataforma.

Mesmo após ver todas as resposta do fórum eu continuo sem conseguir executar o que o professor faz no vídeo. Não consigo prosseguir nas aulas.

9 respostas

Já inicio o curso com um sentimento de frustração. O professor explica como se fosse algo bem simples e eu não consigo reproduzir. E o pior, todos no fórum com a mesma dificuldade. Por que não retiram esse vídeo da plataforma?

Felipe,

Também sou Aluno, sem vínculo algum com Alura.

Gostaria de tentar te ajudar.

Eu assiti rapido essa aula e percebi que o professor está trabalhando com variáveis.

Ele armazenou um valor de idade e fez alguns console.log com algumas operações para mostrar o valor da variável idade alterada.

A varíavel vai servir, basicamente, como um atalho para futuro uso.

Exemplo: Caso você queira armazenar uma frase de boas vindas você pode fazer:

const boasVindas = 'Seja bem Vind@!'

console.log(boasVindas)

Usei o console.log() para mostar o conteúdo que armazenei na const boasVindas. Percebe?

Eu poderia usar direto, um console.log('Seja bem Vind@!') porém, imagina que essa frase fosse maior e que pudesse ser usada em várias partes da sua aplicação... Seria um pouco complicado, não é?... O uso das variáveis facilita esse "re-uso" das informações.

Caso você queira trabalhar com números, você pode armazenar... alterar o resultado com um determinado cenário porém sem alterar a variável.

Um exemplo bom de entender é o ano de nascimento. Você pode criar uma aplicação que verifique a idade de um usuário e para isso se faz necessário que o ano atual seja conhecido pelo app. Ficaria mais ou menos assim:

<html>
  <body>
    <script>
      // Na const abaixo armazeno o nome do usuário
      const nomeDoUsuario = prompt('Qual é o seu nome?')

// Na const abaixo armazeno o ano de nascimento do usuário
      const anoDeNascimentoDoUsuario = prompt('Em que ano você nasceu?')

// Na const abaixo armazeno o ano atual em que estamos
      const anoAtual = 2021

// Vou armazenar o resultado do calculo do ano atual menos o ano de nascimento do usuário, que será a sua idade.
      const idadeDoUsuario = anoAtual - anoDeNascimentoDoUsuario

// Agora vamos exibir, na pagina html, o texto e os calculos que fizemos com o uso da variavel.
      document.write(
        'Olá ',
        nomeDoUsuario,
        ', verifiquei que você tem ',
        idadeDoUsuario,
        ' anos'
      )
    </script>
  </body>
</html>

Você pode copiar o código acima e salvar em um arquivo com extensão .html

Após abrir o arquivo html vc irá interagir com a página informando seu nome e ano em que nasceu e verá o resultado.

Caso queira testar no arquivo .js, usa o código abaixo.

const nomeDoUsuario = 'Eraldo'
const anoDeNascimentoDoUsuario = 1987
const anoAtual = 2021
const idadeDoUsuario = anoAtual - anoDeNascimentoDoUsuario

console.log('Olá ', nomeDoUsuario, ', verifiquei que você tem ', idadeDoUsuario, ' anos')

Caso vc queira tentar tirar uma dúvida mais específica, coloca aqui que tento ajudar a esclarer para você.

Abraço!

E caso você queira deixar a variável anoAtual mais dinâmica ainda você pode armazenar o ano atual do seu computador.

const anoAtual = new Date().getFullYear()

Meu problema é referente a aula anterior. Dá uma olhada no fórum que você vai ver que TODOS estão tendo o mesmo problema. Isso deveria ser um sinal.

Não consigo usar o powershell e colocar a pasta lá através do node ou seja lá o que tenha que ser feito. Simplesmente me desmotivou a um nível em que eu nem quero mais aprender isso. Resolvi fazer outro curso.

Felipe,

Entendi.

Realmente é bem difícil iniciar o curso e não entender o conteúdo por conta da didática do professor.

Que bom que você procurou outros cursos!

Meus primeiros contatos com JavaScript foi no Curso em Video do Guanabara. A didática dele, para iniciantes, é incrível e o curso é gratuito no YouTube.

Se caso interessar, dá uma olhada por lá. Abraço e bons estudos!

Desisti do curso tambem (esse da alura), muito ruim... valeu pela dica Eraldo ja estou assistindo as aulas do youtube realmente muito superior.

Obrigado Eraldo! Vou dar uma olhada no curso que indicou.

O problema é que o prof fala muito rápido. Se a pessoa nunca viu JS, vai ficar muito perdida. As aulas do Gustavo Guanabara são maravilhosas, vale a pena mesmo. Não desiste, Felipe!