Digo isso pq acho chato ter que ficar navegando sempre através dos comandos CD... até o local onde quardo meus códigos (no meu caso, dentro de uma pasta do dropbox com suas respectivos sub-diretórios para não mais perdê-los como antes).
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Digo isso pq acho chato ter que ficar navegando sempre através dos comandos CD... até o local onde quardo meus códigos (no meu caso, dentro de uma pasta do dropbox com suas respectivos sub-diretórios para não mais perdê-los como antes).
// Leia o post abaixo sobre o risco desta alteração
na chave de registro
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Command Processor
crie um novo valor da cadeia de caracteres chamado AutoRun com o valor "cd mais caminho do seu diretorio"
cd c:/
Olá Adriano,
É meio chato mesmo ficar navegando entre pastas, ainda mais se tivermos múltiplos subdiretórios.
Um atalho que eu gosto muito para evitar este problema é o utilizar o SHIFT + Botão direito do mouse em uma pasta aberta, e escolher a opção Abrir janela de comando aqui, o CMD irá abrir com a navegação já na pasta escolhida.
Quanto ao foco da sua questão, é possível sim trocar a pasta em que o CMD irá abrir nativamente, porém eu NÃO recomendo nem um pouco você fazer isto, pois isto envolve modificações no registro do Windows e pode quebrar ou atrapalhar o modo como algumas ferramentas da linha de comando funcionam.
Se você for um usuário avançado e souber exatamente o que está fazendo e as consequências disto, ESTE tópico no Stack Overflow ensina alguns modos de se fazer isto, inclusive até algumas menos invasivas do que alterar o registro. Mas novamente, eu não recomendo esta troca, a não ser que você entenda perfeitamente as alterações que está fazendo no seu sistema.
Atenciosamente,
Douglas Quintanilha