Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

a parte de dizer que acertou não esta funcionando

<canvas width="1350" height="640"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    var xAleatorio     
    var yAleatorio
    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function alvo(x,y)
    {
    desenhaCirculo(x,y, raio + 20, 'red');
    desenhaCirculo(x,y, raio + 10, 'white');
    desenhaCirculo(x,y, raio, 'red');
    }
    function sorteia(maximo)
    {

return Math.floor(Math.random()* maximo);
    }
function atualiza()
{
    pincel.clearRect(0, 0, 1350, 640);
    var xAleatorio = sorteia(1350)
    var yAleatorio = sorteia(640)
    alvo(xAleatorio,yAleatorio)
}
    setInterval(atualiza,1500)

    function dispara(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


        if ((x > xAleatorio - raio) 
            && (x < xAleatorio + raio)
                && (y > yAleatorio - raio) 
                    && (y < yAleatorio + raio)) {

            alert('<br>BOOM!</br>Acertou!!!');
        }
    }

    tela.onclick = dispara;

</script>
3 respostas
solução!

Olá Gabriel, tudo bem?

O problema está na função atualiza(). Você declarou as variáveis xAleatorio e yAleatorio no começo do código:

   var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    var xAleatorio     
    var yAleatorio
    var raio = 10;

Não há necessidade de declará-las novamente dentro da função, como feito aqui:

function atualiza()
{
    pincel.clearRect(0, 0, 1350, 640);
    var xAleatorio = sorteia(1350)
    var yAleatorio = sorteia(640)
    alvo(xAleatorio,yAleatorio)
}

Basta somente atribuir a elas o valor desejado, assim:

function atualiza()
{
    pincel.clearRect(0, 0, 1350, 640);
    xAleatorio = sorteia(1350)
    yAleatorio = sorteia(640)
    alvo(xAleatorio,yAleatorio)
}

Do jeito que estava as variáveis xAleatorio e yAleatorio não estavam sendo reconhecidas dentro da função dispara().

Testa aí e nos diga se deu certo!

Complementando a explicação do André, você precisa declara as variaveis xAletorio e yAleatório fora de qualquer função, caso o contrario a variável fica reservada para a função

Sim, estão declaradas fora de qualquer função no código postado.