Muitas vezes nos pegamos esperando aquela explosão de energia para agir, mas a verdade é que são os hábitos e a consistência que nos levam longe.
O experimento do Marshmallow Test é um ótimo exemplo disso. Não é só sobre adiar uma recompensa, mas sobre desenvolver a disciplina necessária para alcançar objetivos maiores. No ambiente corporativo, vemos como diferentes teorias tentam explicar o que nos impulsiona: Maslow, Herzberg, McClelland... Mas, no fim das contas, sem disciplina, nenhuma dessas motivações se sustenta a longo prazo.
No dia a dia, não é sempre que vamos nos sentir inspirados, mas é aí que entra a diferença entre quem depende da motivação momentânea e quem constrói uma base sólida com disciplina. Quer um exemplo? Pense no atleta que treina todos os dias, mesmo quando não quer. Ele não espera estar motivado para agir, ele simplesmente age – e os resultados aparecem.
Então, sim, é essencial buscar o que nos motiva, mas mais importante ainda é criar rotinas e hábitos que sustentem essa motivação, transformando-a em algo permanente. Porque no final das contas, quem depende só da motivação vai sempre esperar pelo momento certo – enquanto quem tem disciplina cria o momento certo.