2
respostas

a minha vaquinha não está se mexendo!!!

let yAtor = 366;

function mostraAtor(){
 image(imagemDoAtor, 100, yAtor, 30, 30);
}

function movimentaAtor() {
  if(keyIsDown(UP_ARROW)){
    yAtor += 3;
  } 
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yAtor -= 3;
  }
}

antes de eu dividir o código, a vaquinha estava se mexendo enquanto eu pressionava as setas UP e Down, mas agora não está mais. Já reescrevi o código comparando com o do professor, copiei o código do prof, refiz de novo e nada mudou. Tem algo errado com a minha função movimentaAtor??

2 respostas

Oi Layse! Tudo bem por aí?

Parece que está tudo certo nesse trecho de código que você compartilhou! Algumas coisas podem ter acontecido, vamos verificá-las?

• Verifique se chamou a função movimentaAtor() dentro da função draw(), no arquivo sketch.js;
  • Verifique se não chamou a função voltaAtorParaPosicaoInicial() dentro de draw();
  • Muitas vezes um erro acontece por uma chave ( { } ) estar fora do lugar. Lembrando que elas tem o objetivo de iniciar e fechar uma função (function), uma condição (if), ou um laço (for). Confira se estão nos lugares corretos.

Caso continue não funcionando ou queira ajuda para procurar, peço que compartilhe seu código comigo! Assim investigaremos juntas. Para compartilhar seu código do p5.js basta você estar logado na sua conta e dentro do seu projeto. Na opção File no lado superior esquerdo da tela, você irá clicar em Share e em seguida irá escolher o último link que redirecionará diretamente para os comandos criados.

Aguardo seu retorno.

Grande abraço e bons estudos!

Oi Layse! Tenho uma pergunta e uma observação: Dúvida: você clicou na imagem pra poder controlar a vaquinha? Observação:

function movimentaAtor() { if(keyIsDown(UP_ARROW)){ yAtor += 3; // Nessa linha, o += vai fazer com que você aumente o valor de y, e como a posição inicial é zero, a vaquinha irá DESCER. } if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){ yAtor -= 3; // Nessa linha, o -= vai fazer com que você diminua o valor de y, e como a posição inicial é zero, a vaquinha irá SUBIR. } }

Enfim, espero que você já tenha conseguido. Bons estudos. Obs: sou iniciante, e achei muito legal eu ter visto essas possíveis soluções :D