Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

A mensagem do alert não aparece

Fiz o script igual do vídeo, porém a mensagem do alert não aparece quando eu acerto o alvo.

Pude perceber que está aparecendo a mensagens de coordenadas de X e Y invés de "Acertou!".

Verifiquei o log na console do Google Chrome e o mesmo informa a mensagem "[Violation] 'click' handler took 2866ms programa5.html:54" fazendo um referencia a linha 54, porém não encontrei erro.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");
    pincel.fillStyle = "lightgray";
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;
    var xAleatorio;
    var yAleatorio;

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();

    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);

    }

    function desenhaAlvo(x, y) {

        desenhaCirculo(x, y, raio+20, "red");
        desenhaCirculo(x, y, raio+10, "white");
        desenhaCirculo(x, y, raio, "red");

    }

    function sorteiaPosicao(maximo) {

        return Math.floor(Math.random() * maximo);

    }

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
        yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
        desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);

    }

    setInterval(atualizaTela, 1000);

    function dispara(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pagey - tela.offsetTop;
        alert(xAleatorio);
        alert(yAleatorio);

        if ((x > xAleatorio - raio) 
            && (x < xAleatorio + raio) 
                && (y > yAleatorio - raio) 
                    && (y < yAleatorio + raio)) {

            alert("Acertou!");

        }

    }

    tela.onclick = dispara;

</script>
2 respostas

tudo certo jefferson? então estava olhando o código do exercício, esta linha sua:

var xAleatorio;
var yAleatorio;

no exercício está assim:

var xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
 var yAleatorio = sorteiaPosicao(400);

ja testou essa possibilidade?

solução!

Oi Jefferson essa mensagem que você vê é dessa linha:

alert(xAleatorio);
alert(yAleatorio);

Não tá entrando no seu if por causa dessa linha:

  var y = evento.pagey - tela.offsetTop;

deveria ser assim:

  var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

O código final da função ficaria assim:

   function dispara(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if ((x > xAleatorio - raio) 
            && (x < xAleatorio + raio) 
                && (y > yAleatorio - raio) 
                    && (y < yAleatorio + raio)) {

            alert("Acertou!");
        }
    }

Espero ter ajudado e bons estudos.