Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

A Matriz SWOT apresentada no curso me parece estar errada.

A Matriz SWOT apresentada no curso está correta? Sempre me foi ensinado que Forças e Fraquezas se referem ao ambiente interno da empresa (ou neste caso do projeto), enquanto oportunidades e ameaças se referem a fatores externos, porém no quadro apresentado no curso me parece ter havido alguma confusão em relação as informações apresentadas.

4 respostas

Olá Matheus,

Bom, análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa.

Ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.

As forças e fraquezas são determinadas pela situação atual da empresa e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos delineados para a organização.

Ambiente Interno

Strengths - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

Weaknesses - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

Ambiente Externo

Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

Threats - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

Abç...

Obrigado por tentar ajudar Igor, porém o que você apresentou são os conceitos que eu conheço e que não estão de acordo com o que foi apresentado na aula. Na aula sobre Identificar Riscos, que apresenta o conceito da Matriz SWOT, é dado como fatores internos Oportunidades e Fraquezas, enquanto que associado ao ambiente externo estão as Ameaças e Forças. Mais uma vez isto não me parece correto e também não está de acordo com a resposta dada.

Oi Matheus,

Obrigada pelo feedback,

Vou encaminhar para nosso time de revisão.

solução!

Caros Igor e Matheus,

Obrigado pelas postagens!

De fato, vocês estão corretos estamos invertendo a posição de forças e oportunidades na matriz SWOT apresentada.

Agradecemos o alerta e lhes desejamos bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software