Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
1
resposta

A maneira de instalar o Chocolatey esta um pouco desatualizada não? o site já esta bem diferente

A maneira de instalar o Chocolatey esta um pouco desatualizada não? o site já esta bem diferente

1 resposta

Olá Marcos, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em responder você.

Alguns softwares que utilizamos no dia a dia passam por atualizações constantes, o mesmo acontece com os sites que hospedam esses softwares, seja devido a uma implementação de uma nova ferramenta interna ou para que os sites tenham uma nova identidade visual. Uma consequência que temos com essa evolução constante é a mudança no modo de instalação desses softwares.

Sendo assim deixo abaixo um passo a passo para a instalação e teste do Chocolatey conforme o modelo atual do site e como fazer o teste se a instalação foi bem sucedida.

Instalação

Primeiramente devemos acessar o site do programa.

Na tela inicial devemos clicar em Get Started como mostrado na imagem abaixo:

Imagem com a tela inicial do site https://chocolatey.org com o botão Get Started destacado na parte central da tela horizontalmente e verticalmente está um pouco acima do centro, o botão está entre dois botões, Why Chocolatey e Find Packages, estando destacado com um retângulo vermelho em volta do botão

Agora devemos escolher o tipo de instalação que queremos, para isso devemos clicar em Individual na tela que segue, conforme na imagem a seguir:

Imagem com a tela de escolha do modo de instalação com o botão individual destacado na parte inferior e um pouco para a esquerda da imagem entre dois botões, Generic e Ansible, está destacado com um retângulo vermelho em volta

Rolando a página para baixo encontramos o código que será usado para instalar via PowerShell, como demonstrado na imagem abaixo. O código está no segundo tópico de instalação abaixo do Now run the following command. Deixo abaixo da imagem o comando que vamos utilizar:

Imagem com o local onde copiar a linha de comando, na imagem temos o botão de copiar no formato quadrado em azul claro e com uma prancheta na cor preta no seu centro, o botão está à direita da tela, na imagem a caixa de texto que contém o código está marcada com um retângulo vermelho e o botão copiar está marcado com um quadrado verde, logo acima do botão de copiar temos escrito clique aqui e uma seta que aponta para o botão de copiar, ambos em verde

Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol = [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol -bor 3072; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://community.chocolatey.org/install.ps1'))

Após copiar o comando acima, devemos abrir o PowerShell no modo administrador para podermos instalar o Chocolatey, clicando na barra de pesquisa do windows devemos digitar por PowerShell, o resultado de pesquisa será o Windows PowerShell, basta clicar com o botão direito do mouse nele e logo após clicar em Executar como administrador. Na imagem abaixo é demonstrado esses passos:

Imagem contendo a barra de pesquisa do windows com a pesquisa da palavra PowerShell e com o clique com o botão direito no resultado Windows PowerShell

Com o PowerShell aberto em modo administrador, devemos colar o comando copiado anteriormente e pressionar “enter” para iniciar a instalação. Mostrado na imagem abaixo:

Imagem da tela do PowerShell em modo administrador com o comando colado

Mas como podemos saber se a instalação foi bem sucedida?

Para isso, devemos fechar e abrir novamente o PowerShell, podemos abrir ele em modo normal, não precisando ser em modo administrador. Copie e rode o comando abaixo, ele deverá retornar a versão do Chocolatey instalado em sua máquina, conforme mostrado na imagem logo abaixo do comando.

choco -v

Imagem contendo a tela do PowerShell com o comando choco -v executado e recebendo como resposta 0.12.1

A partir desse momento você poderá fazer o uso do Chocolatey

Em caso de mais dúvidas me coloco à disposição.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software