Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

A lógica da máscara de rede é utilizada em acessos externos? (ex: ping www.google.com)

Utilizando o nslookup www.google.com, eu pude ver que o ip do maquina do google (começa com 172) está num formato diferente do ip da minha maquina (começa com 192), sendo que a mascara está 255.255.255.0 . Queria saber como o acesso ao google funciona no contexto da máscara, se ela importa nessa situação também ou só quando os computadores estão interconectados por hub ou switch.

1 resposta
solução!

Olá Samantha!

Esta sua resposta será respondida no decorrer do curso, mas vou adiantar algumas coisinhas.

Seu IP, que começa com 192... ele é um IP privado, isso quer dizer que ele faz parte de uma rede local. Para fazer uma requisição para a internet, seu computador manda informações para o seu roteador, lá um protocolo consegue traduzir a sua requisição para poder trafegar na rede de IPs públicos. A internet é um aglomerado de redes com IPs públicos e essas redes sabem o melhor caminho para essa sua requisição chegar no servidor da Google. Depois disso, é feito o caminho inverso e quando chegar no seu roteador, essa resposta é traduzida (pelo protocolo NAT) para que sua rede local consiga receber os dados e enviar diretamente para seu computador.

Resumindo, mesmo sendo redes diferentes, existem meios de uma rede se comunicar com a outra :)

Esse foi um modo simples de explicar isso, mas você verá (e entenderá melhor) no decorrer do curso como tudo isso funciona.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software