1
resposta

"A Linguagem de programação dever..." não seria na verdade uma restrição ao invés de uma premissa?

"A Linguagem de programação dever..." não seria na verdade uma restrição ao invés de uma premissa?

Entendo que se a frase fosse "O time é mais familiarizado com a linguagem de programação X", então seria uma premissa.

O mesmo não seria para os demais? "O evento deve ser ao ar livre" "O revestimento do piso deve ter..."

Isso com base no link do vídeo de Ricardo Vargas do capítulo anterior:

1 resposta

Cara Sheila,

Obrigado pela sua postagem!

Lendo os exemplos que você citou de premissas x restrições percebemos que você inverteu a aplicação destes 2 conceitos.

Vamos explorar cada um dos seus exemplos para tentar te clarear a correta a aplicação destes conceitos, ok!?

Começando pelo a linguagem de programação deve ser... este é um exemplo de premissa considerando um projeto de desenvolvimento que ainda não começou, ou seja, em princípio estamos assumindo a premissa de que com o uso de determinada linguagem de programação consiguimos desenvolver um programa dentro das especificações necessárias. Desta forma, estamos assumindo a premissa que alguém quando definiu tal linguagem, entendeu que ela apresenta todos os recursos técnicos para que seja desenvolvido determinado programa.

Por outro lado, esta premissa pode se tornar uma restrição caso não consigamos montar uma equipe capacitada a usá-la ou então, no meio do projeto percebamos que determinada funcionalidade ou biblioteca para criação de algo associado a algum requisito não está disponível na linguagem definida.

No outro exemplo, o evento ser ao livre é uma premissa e não nos causa nenhuma restrição, ao assumirmos que as condições climáticas e infra do local permitirão a entregar o resultado esperado do evento, como por exemplo uma cerimônia de casamento ou festa.

Do mesmo modo, o revestimento do piso deve ter...é também uma premissa pois, pensando na entrega de uma obra um dos itens a ser considerado é atendermos ao projeto arquitetônico seguindo a premissa de que esta obra seja realizada utilizando determinado revestimento de piso..Por outro lado, se o revestimento do piso não tiver fornecedores aptos a entregá-lo em determinado dia ou demande alguma técnica diferente da habitual para a sua aplicação que envolva mão de obra com determinada especialização e com baixa disponibilidade aí sim temos uma restrição.

Em suma conforme vimos acima as premissas nos geram eventos de riscos que podem ou não nos gerar restrições no decorrer da execução de um projeto.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software