Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

A justificativa de resposta não está clara

Em todas as respostas erradas diz na descrição que "O correto seria fazermos a translação por último", porem as duas alternativas corretas mostram a translação primeiro

5 respostas

Fala aí William, tudo bem? Basicamente quando utilizamos o transform as regras serão aplicadas da esquerda para a direita.

Sabendo disso, se rotacionarmos o elemento com rotate e depois transladar o eixo X, não teremos o comportamento esperado.

Acredito que a justificativa seja por isso.

Espero ter ajudado.

Matheus,

Eu entendi sua explicação, mas a justificativa da alternativa diz ao contrário da sua explicação. Ela diz "O correto seria fazermos a translação por último." e isso não faz sentido porque as alternativas certas dispõem do translate como primeira alteração:

transform: translateX(300px) scale(1.5) rotate(45deg);  /*primeira alternativa*/
transform: translateX(300px) rotate(45deg) scale(1.5) /*segunda alternativa*/

Não está claro a justificativa e, para ser sincero, entendi nada deste exercício. Não dava para saber qual a ordem que deveria ser aplicado porque pela imagem não é possível identificar isso. Ao meu ver, independente da ordem, o resultado seria o mesmo porque a ordem dos valores não altera a soma do produto, que é o resultado final da imagem em vermelho mostrada no exercício.

Thiago, Também não entendi porque dessas respostas. O correto seria fazermos a translação por último.

Na verdade a justificativa está errada. A justificativa correta seria - "A translação deve ser feita antes de todas as outras transformações" Acontece que o centro de expansão da imagem 2 (vermelha) é o centro da imagem 1 (roxa). Para que a distância dos centros dos dois quadrados seja de 300px (conforme a seta da figura apresenta), é necessário que o deslocamento seja feito com a imagem em seu tamanho original (tamanho da imagem roxa), para só depois sofrer a transformação de expansão - scale(1.5). Se a expansão for feita antes, o deslocamento de 300px irá ser em relação a imagem expandida, e será maior do que o esperado

solução!

Alguma novidade William? Conseguimos resolver sua dúvida?

Sobre a explicação pessoal, o exercício está com um problema na transcrição.

A maneira correta é como eu expliquei.

Espero ter ajudado.