Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

A interface do docker cloud está diferente

Estou tentando criar meu node no docker cloud, mas a interface atual esta diferente da apresentada no vídeo. Não estou achando a forma como criar o node.

7 respostas

Oi Brenno, tudo bem? Estamos cientes disso, já estamos verificando como o docker cloud suporta esse processo hoje em dia. Logo estaremos atualizando o curso. Eu volto aqui pra te orientar assim que testar o processo, tá bem?

Olá Wanderson, muitissimo obrigado!

Ficarei no aguardo!

Oi Brenno, tudo bem? Desculpa a demora. Bom, o que aconteceu nesse tempo em que o curso foi gravado e agora? A equipe do Docker matou o serviço do docker cloud, não foi só uma mudança de interface.

O Aviso tá lá no site deles: https://docs.docker.com/docker-cloud/migration/

Bom, com isso, o que podemos fazer? Na prática, o swarm mudou bastante e pode ser ativado direto na sua máquina, como uma funcionalidade do docker pra subir serviços. No cloud, é recomendado que se use um outro serviço. Sendo algumas sugestões o Digital Ocean, AWS, etc. Você vai encontrar algumas referências no link acima.

O swarm em si, exige um processo completamente direferente do que está no curso, então não dá pra fazer uma atualização rápida.

Para orquestração de vários containers, etc, você pode usar o Kubernetes (Temos cursos aqui na Alura). Não vai ser exatamente a mesma coisa, mas é parecido e seria um próximo curso a se fazer também.

A equipe de cursos já está avaliando o que será feito no curso de Docker, mas por enquanto, minha recomendação é essa: Já que aprendeu tudo que precisava sobre docker, exceto pela parte de cloud, pode ir pro curso de kubernetes que lá você vai usar Docker também e fará deploy no Google Cloud.

Link pro curso de Kubernetes: https://cursos.alura.com.br/course/kubernetes

solução!

Olá Wanderson, ja completei o de Kubernets também ;)

Na verdade eu voltei ao curso de Docker para rever alguns conceitos e me deparei com esse problema.

Minha solução, foi criar um script bash que criasse e toda a infraestrutura na Amazon pra mim, e logo em seguida subisse o meu container de teste em uma t2 micro. Deu um pouquinho mais de trabalho, mas aparentemente ele faz a mesma coisa que o docker cloud fazia. Talvez, volto a dizer, talvez, seja essa uma alternativa para o curso.

Muito obrigado pelo feedback!

Entendi, podemos dar por solucionado o tópico então?

Bom, como recomendação, encorajo você a dar uma lida sobre o swarm do Docker em si. parece promissor.

Eu dei uma lida por cima, mas preciso estudar mais ;)

Fechado! Obrigado!

Precisando de qualquer ajuda, conta com a gente aqui! Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software