Estou tentando criar meu node no docker cloud, mas a interface atual esta diferente da apresentada no vídeo. Não estou achando a forma como criar o node.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou tentando criar meu node no docker cloud, mas a interface atual esta diferente da apresentada no vídeo. Não estou achando a forma como criar o node.
Oi Brenno, tudo bem? Estamos cientes disso, já estamos verificando como o docker cloud suporta esse processo hoje em dia. Logo estaremos atualizando o curso. Eu volto aqui pra te orientar assim que testar o processo, tá bem?
Olá Wanderson, muitissimo obrigado!
Ficarei no aguardo!
Oi Brenno, tudo bem? Desculpa a demora. Bom, o que aconteceu nesse tempo em que o curso foi gravado e agora? A equipe do Docker matou o serviço do docker cloud, não foi só uma mudança de interface.
O Aviso tá lá no site deles: https://docs.docker.com/docker-cloud/migration/
Bom, com isso, o que podemos fazer? Na prática, o swarm mudou bastante e pode ser ativado direto na sua máquina, como uma funcionalidade do docker pra subir serviços. No cloud, é recomendado que se use um outro serviço. Sendo algumas sugestões o Digital Ocean, AWS, etc. Você vai encontrar algumas referências no link acima.
O swarm em si, exige um processo completamente direferente do que está no curso, então não dá pra fazer uma atualização rápida.
Para orquestração de vários containers, etc, você pode usar o Kubernetes (Temos cursos aqui na Alura). Não vai ser exatamente a mesma coisa, mas é parecido e seria um próximo curso a se fazer também.
A equipe de cursos já está avaliando o que será feito no curso de Docker, mas por enquanto, minha recomendação é essa: Já que aprendeu tudo que precisava sobre docker, exceto pela parte de cloud, pode ir pro curso de kubernetes que lá você vai usar Docker também e fará deploy no Google Cloud.
Link pro curso de Kubernetes: https://cursos.alura.com.br/course/kubernetes
Olá Wanderson, ja completei o de Kubernets também ;)
Na verdade eu voltei ao curso de Docker para rever alguns conceitos e me deparei com esse problema.
Minha solução, foi criar um script bash que criasse e toda a infraestrutura na Amazon pra mim, e logo em seguida subisse o meu container de teste em uma t2 micro. Deu um pouquinho mais de trabalho, mas aparentemente ele faz a mesma coisa que o docker cloud fazia. Talvez, volto a dizer, talvez, seja essa uma alternativa para o curso.
Muito obrigado pelo feedback!
Entendi, podemos dar por solucionado o tópico então?
Bom, como recomendação, encorajo você a dar uma lida sobre o swarm do Docker em si. parece promissor.
Eu dei uma lida por cima, mas preciso estudar mais ;)
Fechado! Obrigado!
Precisando de qualquer ajuda, conta com a gente aqui! Bons estudos!