4
respostas

A importância do manifesto ágil

Como vimos na aula, a leitura do manifesto ágil é de suma importância, é nele que iremos compreender de fato como funciona, mas a minha dúvida é que em todos os projetos é aconselhável eu aplicar o que foi passado no manifesto?

4 respostas

Olá Júlio.

Tudo bom?

No Manifesto você encontrará os princípios que são o fundamento do ágil, de uma forma ou de outra isso norteará o trabalho de quem atua dessa maneira. Ao meu ver, isso não ocorrerá de uma forma mecânica, sabe. Pode ocorrer também uma adaptação dos princípios para a realidade daquele time ou daquela empresa, para fazer sentido tendo em vista o trabalho que é feito, principalmente quando pensamos em setores que não são de desenvolvimento de software.

Espero que isso possa ajudá-lo.

Bons estudos.

Abraços

Excelente pergunta Júlio!

Após estudar as metodologias ágeis, entendi como tratarem-se de um método a ser utilizado na execução de um trabalho proposto, resumidamente, uma maneira ágil de se trabalhar. Porém receio que para um projeto de software ser desenvolvido utilizando-se o agile a demanda tem que permitir isso, ou seja, ter complexidade e funcionalidades suficientes para que seja esse o método mais indicado a ser utilizado nessa entrega de valor.

No meu ponto de vista, o Manifesto Ágil vem mostrar a relevância de alguns pontos sobre outros, exatamente para trazer uma melhor entrega do produto do cliente com valor e celeridade, como citam os valores do próprio Manifesto Ágil:

  • Indivíduos e interações > processos e ferramentas
  • Software em funcionamento > documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente > negociação de contratos
  • Responder a mudanças > seguir um plano

Oi Júlio César sua questão é se em todos os projetos é aconselhável eu aplicar o que foi exposto no manifesto, pois bem:

A metodologia Ágil é um comportamento que pode ser adotado, afim de agregar melhorias e geração de valor, visando melhores entregas e feedbacks. Acredito que não haja motivos para não querer implantar tal metodologia, sendo que o foco é crescimento e aumento na geração de valor com produtos melhores, e mais competitivos .