6
respostas

A importância de Jquery na minha formação frontend

Uma das minhas maiores deficiências atuais é não ter uma visão geral, sobre a importância de cada assunto nessa formação. Eu já fiz o curso inteiro de Jquery, só esqueci de dar o start no curso, e por isso ele aparece como não feito no meu histórico.

Dois motivos são apontados como importantes para o conhecimento de Jquery.

O primeiro é gerar um código que funciona bem em todos os navegadores. Uma vez fiz uma pergunta sobre isso, e alguém da Alura me respondeu que hoje em dia não é bem assim que funciona. Um código javascript pode funcionar tão bem quanto o jquery. Gostaria em primeiro lugar pedir a confirmação desse dado.

O código javascript também é capaz de funcionar em múltiplos Browser tanto quanto JQuery?

Se sim um dos grandes motivos já não existe mais. Ai vamos ao segundo motivo. "Write less and do more". Esse eu sei que é um motivo válido. Mas em contrapartida eu sou um estudante que está praticando e semeando todas informação relevante para me tornar um engenheiro frontend apto.

Quando eu aprendo a escrever uma funcionalidade em javascript, e consigo fazer que a pagina reaja como desejado, eu dou pulos de alegria e nesse momento, o que eu mais quero é repetir e repetir esse código, ao máximo possível para que esse novo conhecimento faça parte dos meus reflexo.

Quando entro em um curso de uma linguagem que reescreve o mesmo código para o mesmo fim, eu divido a minha frente. Passo a conhecer duas formas de chegar ao mesmo resultado, o que nesse momento do meu aprendizado eu entendo como prejudicial. E o fato de escrever uma linha ao invés de 3 linhas, para alcançar o mesmo efeito não me parece um argumento válido para empreender nesse curso, pelo menos nesse momento.

Eu sei que existem muitos outros cursos complementares dessa formação, como Angular, BootStreap, que não fazem parte dos cursos principais, ou seja, é bom que eu saiba mas não é essencial, eu posso construir uma pagina web com todas as funcionalidades sem ter entrado no curso de Angular por exemplo.

Mas como o curso de jQuery, está como um curso principal na formação de FrontEnd eu gostaria de uma ajuda, se devo ou não empreender nele. Nesse momento. Claro que tudo é importante. Quanto mais eu souber melhor serei. Mas acabei de fazer o curso avançado de javascript com o Flavio. Onde ele mostra muitos elementos difíceis e importantes.

O mesmo raciocínio extendo ao estudo de frameworks que reescrevem de forma mais simples o CSS. Nesse momento eu estou fixando máximo tudo que sei de CSS3 para resolver de forma mais rápida e efetiva tudo que aparecer pela frente. Por mais que o framework me simplifique o código. Nesse exato ponto eu me sinto mais confuso do que se tivesse apenas o que sei de CSS.

Ja fiz duas vezes o curso dele e estou pronto para refazer a segunda parte mais uma vez, para que os conceitos solidifiquem, porque vejo dentro da minha pequena visão, que a Orientação Objeto e o uso de classes é essencial para se atingir uma excelência nessa formação. Vi também que existe um terceiro módulo de javascript avançado que não está dentro do escopo da formação frontede principal. A formação sugere que eu siga pelo curso de React que eu também estou empreendendo nesse momento. Posto essa informação segue algumas questões mais diretas

1 Devo fazer o curso de Jquery nesse momento ou reforçar o curso de javascript avançado seguindo por React?

2 Se a resposta acima for sim. "Devo fazer o curso de Jquery mais uma vez agora como aluno oficial" Como posso aprender a tradução entre Jquery e javascript, para que aquilo que eu aprenda em Jquery eu também saiba fazer em javascript? Para que minha formação não fique com lacunas.

3 O curso de React tira a necessidade de que eu saiba proceder em jacascript puro? Ou são capacidades que se somam sem se anular?

Agradeço desde já a atenção e a absoluta competência e excelência na construção de todas as aulas e professores na plataforma da Alura. Tenho sido uma propagando ambulante do trabalho de vcs...

6 respostas

Oi Valmyr, tudo bem? Simplesmente sensacional a sua pergunta. Deixe-me tentar te ajudar com o que eu sei e com a minha experiência no assunto.

1 - Devo fazer o curso de jQuery nesse momento ou reforçar o curso de javascript avançado seguindo por React?

R - Acredito que vale a pena sim. E deixe-me fazer um link para sua última pergunta: O curso de React tira a necessidade de que eu saiba proceder em javascript puro? Ou são capacidades que se somam sem se anular?

JavaScript é a linguagem base, jQuery e React são framework e biblioteca respectivamente. Nos dois, você precisará de conhecimentos de JavaScript para desenvolver suas páginas.

Tudo que os frameworks fazem, você consegue fazer com código javascript puro. Lembre-se: são frameworks e/ou bibliotecas escritas em javascript.

Por que aprender jQuery ainda vale a pena? Por que você vai esbarrar com ferramentas que precisam dele para funcionar. Vai precisar de um slide no seu site? Plugin jQuery resolve isso. E por ai vai. Bootstrap? Precisa do jQuery para funcionar as partes mais interativas do framework.

Entrei em um projeto mais antigo... Advinha? A probabilidade de você encontrar um jQuery nesse projeto é muito grande.

É verdade que hoje em dia conseguimos desenvolver um código em javascript prático tão compatível quanto o que escrevemos com jQuery? Essa não é uma pergunta de sim e não diretamente. Depende do cenário, ex: É um projeto enterprise interno que precisa rodar bonito no IE? Seu projeto precisa dar um suporte específico pra um determinado browser? Essas questões é que vão te dizer se você usa ou não determinada ferramenta.

Para projetos novos o jQuery não tem sido relevante realmente, mas depende bastante do uso que você está pensando pro jQuery.

Um cenário mais prático: Meu projeto é feito com React, que cuida de todas as atualizações da minha página... Faz sentido usar jQuery pra alterar minha página? Não! O React já te resolve isso. Ah, mas faz sentido usar pra fazer requisições? Talvez sim, mas você já tem a Fetch API que faz requisições pra você sem precisar de biblioteca. Então não precisa, apesar de você poder usar.

Então, do ponto de vista educacional, vale muito a pena você entender como o jQuery funciona e tentar fazer o que ele faz, sem usá-lo. Do ponto profissional, prático, use o que você particularmente acha que é mais prático, ex: Preciso fazer requisições e atualizar partes da página mas meu projeto não usa React, nem Angular, bom, você pode fazer isso na mão ou pode usar jQuery.... Qual é o mais prático? É algo que precisa fazer em muitas partes do seu projeto? jQuery pode ser mais rápido de fazer. É algo pontual e pequeno? fazer na mão pode ser mais prático.

Não acredito que haja um sim ou não definitivo. É preciso pensar em contexto / projeto, etc...

Faz sentido pra você?

Faz muito sentido. Eu realmente precisava dessa resposta para seguir com mais consciência. Tudo depende do contexto. Perfeito!. Gostaria de fazer mais uma pergunta. Existe alguma site ou app, que transforme a funcionalidade de uma linguagem em outra de forma automática. Eu escrevo o código em Jquery ele me devolva escrito em Javascript, para que eu possa comparar e manter tudo que aprendo em ambas as linguagens. Tipo: red car = carro vermelho. Wanderson muito obrigado pela atenção e precisão da resposta.

Oi Valmyr tudo bem?

Não conheço um site que converte mas esse site aqui http://youmightnotneedjquery.com/ mostra uma lista mostrando códigos em jquery e mostra como seria em javascript.

Espero ter ajudado!!!

Valmyr, só reforçando, jQuery não é uma linguagem, é um framework escrito em JavaScript. E bom, pra você entender o que o jQuery faz, olhando o código escrito em JavaScript, você só precisa abrir o código fonte e ler :)

É um código extenso e as vezes complexo, mas vale a pena fazer o exercício.

O jQuery simplifica o uso do Java script. Antes de conhecer o jQuery, porque sou um programador com quase 30 anos de carreira, usava o JavaScript direto para tudo inclusive para manipular o DOM. Tinha que criar arquivos js enormes e era difícil de manter. Com o jQuery as coisas ficaram mais simpres

Valmyr, podemos considerar esse tópico como resolvido? Você poderia por gentileza marcar como solução a resposta que te ajudou na dúvida?

É só clicar em "marcar como solução" na resposta que te ajudou.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software