Acredito que a resistência a mudanças ocorre por medo e por comodismo. É muito mais cômodo continuar ruim, sem precisar gastar uma grande energia para mudar, do que tentar algo diferente, aonde naturalmente ocorrerão intercorrências até que o processo esteja bem lapidado e funcione bem .
Eu vejo muito isso em empresas que possuem uma longa trajetória. Minha preocupação é , quantas ideias boas não estamos perdendo, por desmotivar as pessoas que querem fazer as melhorias, pessoas que seriam classificadas como entusiastas. E para mim, é bem como mostrou no vídeo, a maioria das empresas que estavam na lista da Fortune como grandes empresas na década de 50, hoje não estão mais entre nós, pois o mundo muda e precisamos caminhar junto a mudança, e não ser resistente a ela.
Um exemplo claro é a aplicabilidade da IA em uma empresa. Muitas pessoas são resistentes a sua implementação, mas é nítido como a evolução da inteligência artificial, que antes demorava anos para acontecer, hoje há novas disrupturas em um espaço de tempo cada vez menor.