1
resposta

A frase “Você precisa parar de pensar só em você” é uma frase bastante agressiva. A mesma demonstra uma insatisfação em relação ao egoísmo de alguém que considera apenas seu ponto de vista.

Na verdade, na maioria das ocasiões, essa não seria uma frase que eu diria, uma vez que costumo ser passivo nas relações interpessoais referentes ao trabalho. Apenas em situações de muito estresse, ou num contexto de intimidade, acho que eu proferiria uma frase assim, o que não a torna apropriada, uma vez que foge de um parâmetro mais assertivo, e poderia ferir suscetibilidades desnecessariamente.

Acredito que a sentença poderia ser evitada com "Talvez existam outras perspectivas a serem consideradas, como...", ou "Você já considerou, porventura, esse ponto de vista: ..."

Acabo me identificando com essas frases eufemísticas, por eu ser assim na maior parte do tempo. Mas confesso que é difícil, uma vez que isso muitas vezes gera uma sobrecarga para mim, pois acabo absorvendo problemas dos outros.

Espero ter contribuído de alguma forma.

Saudações a todos, e um bom curso!

1 resposta

Olá Thales. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Gostei da sua análise sobre como frases como “Você precisa parar de pensar só em você” podem ser agressivas e desconsiderar o ponto de vista do outro. Essa preocupação com a comunicação assertiva é muito importante para evitar conflitos e manter um ambiente saudável.

Dica: Quando você sentir que uma situação está gerando sobrecarga, uma boa prática é usar frases que, além de serem assertivas, ajudam a manter o diálogo construtivo. Experimente formular perguntas como “Como você vê essa situação?” ou “Quais são os seus pensamentos sobre isso?”. Essas abordagens abrem espaço para o outro compartilhar sua perspectiva sem criar tensão.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!