O que utilizei:
1 - Random().nextInt(101) → Gera número aleatório de 0 a 100 (inclusive).
2 - Scanner → Lê a entrada do usuário.
3 - for → Controla o número de tentativas.
4 - break → Interrompe o loop se o jogador acertar.
Com mais um tempinho vou fazer:
- funcionalidade "Jogar novamente".
- exibir mensagem "com número de tentativas utilizadas.
Código Completo
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class JogoDaAdvinhação {
public static void main(String[] args) {
Random random = new Random();
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
int numerosecreto = random.nextInt(101);
int tentativas = 5;
System.out.println("Bem Vindo ao jogo da Advinhação!");
System.out.println("Tente adivinhar o número entre 0 e 100.");
System.out.println("Você tem " + tentativas + " tentativas");
for (int i = 1; i <= tentativas; i++) {
System.out.println("Tentativa " + i + ": ");
int palpite = scanner.nextInt();
if (palpite == numerosecreto) {
System.out.println("Parabéns! Você acertou o número Secreto.");
break;
} else if (palpite < numerosecreto) {
System.out.println("O número secreto é maior que: " + palpite);
} else {
System.out.println("O número secreto é menor que: " + palpite);
}
if (i == tentativas) {
System.out.println("Suas tentativas acabaram! tente novamente.");
}
}
}
}