Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

A exportação não saiu nem perto da visualização do InDesign

Então, em primeiro lugar, estou com problemas com as imagens. Nas partes textuais, eu configurei uma página mestra com imagens: arabescos que contornam as margens e duas imagens pequenas no centro de ambas laterais, também fora da caixa central do texto, ou seja, elas não influenciam no flow do texto nem estão interligadas com uma parte específica do texto, elas aparecem em todas as páginas. Isso é uma prática inviável? Se não, como eu configuro essas imagens na parte do html e CSS? A única explicação sobre imagens é sobre aquelas que estão no meio da caixa de texto, o que não é meu caso. Outra utilização de imagem que faço é de uma página inteira, para uma ilustração, e outra onde tem duas imagens enfeitando a parte superior e a parte inferior da página, na troca de capítulos. Também segue a mesma dúvida, como eu faço a configuração dessas imagens? Quando exportei, nenhuma delas apareceu (não fiz a configuração por conta dessa dúvida, mas como poderia fazer a configuração sendo que elas não estão relacionadas com o texto de forma alguma? Inclusive nas páginas de pura ilustração, nem tem texto naquela página.).

Minha outra dúvida é quanto a seção "Geral > Dividir Documento" na parte de exportação. Meu problema é o seguinte: eu tenho mais de um estilo de títulos. Por quê? Estou editando um livro de poesia, cada título de cada poesia tem seu estilo. Várias poesias são separadas em capítulos, tais capítulos têm outro estilo, diferente do anterior, e, para findar, tenho os títulos de conteúdo pré-textual, como dedicatória, agradecimentos, etc. Em nenhuma hipótese tais títulos podem ter a mesma aparência: um é itálico, fonte x, outro é maior, negrito, etc. Mas tem essa limitação de apenas um estilo nessa parte de Dividir Documento. E aí, como procedo?

Inclusive, sugeriria uma atualização em que visasse tais cenários, pois não são incomuns e a esquemática do Epub utilizada no curso é muito básica e simples, muitos livros vão além disso.

Obrigada desde já e abraço!

Atualização: coloquei caixas de texto nas respectivas páginas com ilustrações, mesmo que não fosse minha intenção original. Essas caixas de texto ficam no cabeçalho e/ou rodapé, onde contém nome do autor ou nome da obra e respectivo capítulo. Ancorei elas conforme as instruções, mas elas não são exportadas com o documento, tampouco os textos de rodapé e/ou cabeçalho que deveriam informar em todas as páginas o nome do autor ou da obra, além do capítulo. Como disse anteriormente, uma das imagens ocupa a página inteira, inclusive fora da margem; lá fui eu e adicionei um cabeçalho pra poder ancorar ela. Outra página tem duas imagens, uma na parte superior da página e outra na inferior, enquanto há uma caixa de texto no centro (é a página de troca de capítulos). As outras ilustrações são ornamentos que ficam na parte externa da margem, para criar essa sensação de 'moldura'. Ps: todas as imagens foram configuradas para seu contêiner ser rasterizado na exportação.

8 respostas

Atualização: coloquei caixas de texto nas respectivas páginas com ilustrações, mesmo que não fosse minha intenção original. Essas caixas de texto ficam no cabeçalho e/ou rodapé, onde contém nome do autor ou nome da obra e respectivo capítulo. Ancorei elas conforme as instruções, mas elas não são exportadas com o documento, tampouco os textos de rodapé e/ou cabeçalho que deveriam informar em todas as páginas o nome do autor ou da obra, além do capítulo. Como disse anteriormente, uma das imagens ocupa a página inteira, inclusive fora da margem; lá fui eu e adicionei um cabeçalho pra poder ancorar ela. Outra página tem duas imagens, uma na parte superior da página e outra na inferior, enquanto há uma caixa de texto no centro (é a página de troca de capítulos). As outras ilustrações são ornamentos que ficam na parte externa da margem, para criar essa sensação de 'moldura'. Ps: todas as imagens foram configuradas para seu contêiner ser rasterizado na exportação.

Bom dia Dafany, tudo bem ^^

É bastante informação =D, vou respondendo aos poucos.

primeiro, obrigado pelo feedback com relação ao conteúdo, eu até pensei em trazer exemplos mais densos mas quebrava muito a didática e o trabalho com imagens seja o que você está criando ou uma imagem simples como a que eu coloquei funciona da mesma maneira, mas com certeza vou levar para a equipe de ensino este ponto.

Agora vamos lá:

O uso da imagem na pagina mestre não é uma má pratica, tudo depende do seu layout isto não gera problemas.

Com relação a imagens em páginas inteiras pense o seguinte, dentro do HTML e CSS uma imagem é lida como um texto, então você pode inserir e configurar normalmente a página mesmo não tendo conteúdo escrito que o código vai gerar esta imagem para ocupar a página.

Com relação aos estilos de parágrafos podemos fazer algumas coisas, uma delas é remover a opção de cirar uma folha separada de css para os estilos de paragrafo de texto, e permanecer apenas nos títulos para assim ele conseguir entender cada um deles. Como podemos criar um titulo "fantasma" com um estilo de pargrafo para ser a quebra de página, você coloca este texto com um estilo e transparencia em todas as páginas para gerar essa quebra.


Mas tudo isso que eu falei aqui em cima é muita teoria, gerar um ebook possui muitas variáveis para cada tipo de editoração, como você mesmo falou o exemplo do curso é o estilo mais simples possível, para entendermos melhor cada uma dessas etapas.

Eu queria saber o seguinte, você consegue? e pode claro? compartilhar comigo o projeto, para eu abrir aqui, tentar gerar o arquivo final pra identificar o que esta gerando problema, e ir lhe apresentando as soluções. Se for possível gostaria de resolver cada uma dessas problematicas em conjunto com vocêpor que seu projeto é bem único ^^

Se não for possível compartilhar comigo eu gostaria de lhe pedir um print screen do resultado final do e-pub para ver esses problemas e a gente tentar resolver por aqui aos poucos =D

Um abraço, e espero mesmo conseguir lhe ajudar a finalizar este projeto 8)

Poxa, professor! Muito obrigada pelo retorno maravilhoso e didático! Concordo que as questões que levantei quebrariam a didática do curso, mas quem sabe uma parte 2? Heheh Seria interessante ver esses pontos mais complexos. Eu cheguei a analisar o código do arquivo gerado e as imagens que citei nem chegam a ser levadas ao epub gerado... Quanto a questão dos estilos de parágrafo, entendo o que queres dizer, mas não consigo visualizar a prática disso... Então, quanto ao trabalho em específico, posso enviar sim, e fico profundamente agradecida pela prontidão em ajudar. Como poderia te enviar o arquivo? Email?

Agradeço desde já e um grande abraço para o senhor!

=D, hahaha eu que fico feliz em poder ajudar.

Você pode compartilhar comigo, meu email é luizcarlosalvesdelima@gmail.com, se o projeto estiver grande compartilha pelo drive.

Eu gero uma exportação e compartilho com você também e vamos solucionando aos poucos. ^^

Compartilhado pelo drive! Ao resolvermos, posto aqui a resolução e marco como solucionada. =D Gracias novamente, professor!

Eu tenho acesso agora, já baixei e estou me achando no projeto hehehe, antes de qualquer coisa parabéns, esta muito bonito ^^.

Assim que conseguir sentar e fazer os testes de exportação lhe dou o feedback de como exportar e o que estava ocorrendo ok.

solução!

Consegui importar as imagens, adicionando elas com código após a exportação. Nem todas ficaram de forma ideal, tendo em vista que algumas necessitavam do contexto de background. As trocas de capítulo que envolviam imagens eu rasterizei, transformei a página em uma imagem inteira, podendo manter o background que eu desejava. Espero que não seja uma má prática. As imagens que ficaram da forma que imaginei, entretanto, geraram um novo problema. Estas eram as que simulavam um frame ao redor do texto, tanto vertical quanto horizontal. O problema foi: dada a quebra automática de página de cada leitor ebook devido ao tamanho, páginas que eram geradas por serem grandes demais ignoravam a margem que eu tinha estabelecido inicialmente, ficando por cima das imagens das bordas verticais no início e fim. Pensei e pensei e não consegui encontrar solução para esse problema, (se houver alguma sugestão, é bem-vinda) pois não sei como referenciar uma quebra de página que é feita pelo leitor epub/ebook, que provavelmente pode ser feita de formas diferentes, se é que é possível. Ao mesmo tempo que não conheço método para referenciar determinado item se este ocorrer, como seria possível se houvesse um operador lógico. Em resposta, decidi manter apenas as imagens nas bordas horizontais e definir espaçamentos em media querys para diferentes telas. Obrigada pela ajuda. Marcarei o tópico como respondido.

Olá Dafany, ^^

Vou começar me desculpando 8(, eu peguei o arquivo, abri fiz alguns testes, não consegui resultados tão significativos por isso não respondi ia olhar mais e procrastinei. Mas lendo sobre a publicação o que tava gerando maiores problemas no arquivo é o fato de utilizarmos o modelo auto ajustável, que não permite as imagens das bordas serem exportadas juntas, funciona só se for estático, ai não adiantava por que neste caso não era viavel fazer desta forma, foi a pequena coisa que consegui identificar e nada mais.

É uma sempre uma jornada constuir um ebook, eu fico feliz que tenha conseguido ao menos dar continuidade e chegar à uma conclusão, de fato a produção de um ebook tem nuancias que devem ser levadas em consideração no momento inicial da criação do material, e ainda existem elementos que eu não entendo como vai ser interpretado em aparelhos x ou y, mesmo com quem eu conversei que desenvolve precisa achar soluções novas quando foge do modelo para o kindle e os leitores padrões.

Sempre que eu identificar um conteúdo novo vou trazer aqui para manter atualizado essas técnicas. Mais uma vez perdão por não ter conseguido ajudar, mas fico feliz que tenha conseguido "resolver" ^^