O que é experiência?
Inicialmente podemos perceber a “experiência”, como a dinâmica de interação de uma pessoa com um produto, ambiente(fisico ou virtual), no tempo e no espaço.
Não está de todo errado.
No entanto, a experiência está intrinsecamente ligada às emoções que um produto ou serviço evoca em nós. Experiências positivas geralmente e nos provocam bons sentimentos, enquanto experiências negativas resultam em emoções desagradáveis.
A UX, de acordo com o Nielsen Norman Group, abrange todos os aspectos da interação de uma pessoa com uma empresa, seus serviços e produtos. Isso inclui aspectos sensoriais, psíquicos e emocionais.
A pessoa usuária
Todo produto ou serviço tem como objetivo atender a alguém.
A pessoa usuária é quem de fato usufrui, usa, vive a experiência do produto ou serviço.
Numa loja de roupas femininas, por exemplo, temos diversas marcas oferecendo diferentes modelos. Entrando nessa loja podemos ter pessoas buscando roupas para si e pessoas buscando roupas para presentear alguém. Um rapaz procurando um vestido para sua mãe. A pessoa usuária da roupa vai, de fato, ter a experiência de usá-la…
Mas e o filho?
Usuários(as) X Clientes: qual é a diferença?
Continuando…
O rapaz é a pessoa usuária da loja. No caso do vestido, ele foi o cliente, ou seja, a pessoa que pagou pelo produto.
A pessoa usuária é quem usufrui do produto ou serviço, e a pessoa cliente é quem pagará por algo.
O que é Experiência da pessoa Usuária?
Todas as interações que a pessoa que vai utilizar o produto vai ter e que, consequentemente, vai sucitar nela emoções boas ou runs, liberdade, prazer, ou incapacidade, desconforto, engloba a experiência da pessoa usuária.
E essa experiência não se limita apenas ao produto!
A experiência inclui desde a percepção inicial da marca, seu universo simbólico, pontos de contato, relacionamento direto, exploração e uso do produto, quanto a impressão emocional dessa experiência, ou seja, o repertório de impressões deixados pelo produto na percepção mental e emocional do usuário.