Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

A Ética na IA

Com a sociedade atual em constantes avanços tecnológicos desde a Internet até a Inteligência Artificial, é fundamental que estejamos atentos a sua principal fonte de existência: dados/informações, como estamos expondo esses dados nas redes, empresas ou aplicativos. Devemos exigir transparência, confiabilidade e segurança sobre o uso dos nossos dados. Recente fora noticiado vazamento de dados de um banco aqui no Brasil, o que isso significa para os usuários? Como estamos tratando o uso de nossas informações?
A LGPD atualmente é um dos meios de proteção para nós Brasileiros acerca dos nossos dados, enquanto ainda se passa por discussão na ONU sobre a regulamentação e governança da IA e se tornando tema de debate para implementação de leis na UE.
Ademais devemos levar em consideração que a IA é construída por uma empresa que tem seus próprios interesses de mercado, exemplo disso é o Grok da rede social X, que apresentou comportamentos antissemitas e nazistas em sua última atualização, trazendo a tona um grande debate de viés, interesses políticos e manipulação de opiniões públicas, mediante ao uso da ferramenta.
Por isso sempre questione, busque prompts que mostram ambos os lados de determinado assunto, questione suas fontes de busca!

1 resposta
solução!

Oi, Valentina. Tudo bem com você?

Seu texto traz reflexões bem articuladas sobre os riscos e responsabilidades no uso da IA, principalmente no que diz respeito à exposição de dados e viés algorítmico. A conexão que você faz entre o uso indiscriminado da informação e a necessidade de regulação mostra uma compreensão crítica sobre o tema.

Muito bom ver esse nível de análise.

Quando estiver usando IA como o ChatGPT, procure sempre explorar diferentes pontos de vista em suas perguntas. Isso ajuda a identificar possíveis vieses e aprimora seu senso crítico em relação às respostas recebidas.

Obrigado por compartilhar sua reflexão.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!