2
respostas

A dúvida persiste

O exercício fala que a página está em http://meusite.com/blog/meu-post.html e o CSS em http://meusite.com/arquivos/estilo.css. A resposta do exercício é /arquivos/estilo.css. Entrtanto, não há ma pasta arquivos" em "blog". Seria necessário retornar um diretório, e aí sim referênciar o caminho

2 respostas

Olá Lucas!

Não sou especialista mas estou disponível para te ajudar!

Pelo que entendi quando você usa o simbolo de "/" sozinho na frente ele te leva para o diretório root da tua aplicação.

Por isso você consegue acessar a pasta arquivos, pois ela está na raiz.

No exercício também vemos uma outra alternativa que se encaixa com a sua dúvida. Poderíamos também fazer "../arquivos/estilos.css" que faz você voltar um diretório (saindo de arquivos e indo novamente para o root).

Espero que tenha te ajudado!

Bons estudos! ^^

No exercício proposto estamos falando de um site publicado em algum lugar, ou em um servidor local ou em um servidor na internet.

Nos dois casos acima estamos trabalhando com o conceito de domínio, para esses casos quando colocamos a / na frente , tudo que vem depois do domínio é trocado pelo endereço relativo.

O domínio do exercício é : meusite.com , então para realizar a carga do CSS precisamos colocar o endereço relativo <link rel="stylesheet" href="/arquivos/estilo.css">, o navegador ira pegar o endereço atual http://meusite.com/blog/meu-post.html e substituir a barra após o domínios (meusite.com) pelo endereço relativo informado.(domínio + /arquivos/estilo.css).

E isso só funciona porque temos um projeto publicado, seja local (servidor rodando na sua máquina) ou remoto (servidor rodando na internet).

O projeto blog do João da Silva não esta publicado em lugar nenhum, é simplesmente um diretório qualquer no hd que acessamos de forma direta, nesse caso específico a / significa diretório root/raiz do HD .

Para o windows o diretório root/raiz é C:

No nosso caso sim, é preciso colocar ../ para sair do diretório atual /blog e ir para o diretório /arquivos aonde se encontra o arquivo estilo.css

Espero ter ajudado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software