Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
3
respostas

A diretiva focustrap nao funciona no mobile

No mobile nao usamos tab ou shift tab. Seria legal ver como fazer o focustrap com o evento de swipe.

3 respostas

Fala ai Cristiane, tudo bem? A gente tem algo parecido com tab, em alguns celulares tem uma opção para ir trocando de campos com uma setinha.

E as vezes a pessoa pode estar utilizando um leitor de tela no celular também, onde ele contém recursos para realizar navegação entre os campos (disparando eventos de focus e blur).

Espero ter ajudado.

Oi Matheus, tudo bem e você?

Sei que esses eventos podem ser úteis em alguns casos, no entanto, se pensar no comportamento que um modal acessível tem que ter, os eventos de focus e blur não ajudam muito na hora de fazer o focusTrap.

A navegação pelo deficiente visual utilizando o leitor de telas é feita através de swipes, que é o gesto de deslizar o dedo para a direita ou esquerda, setas na tela talvez atenda pessoas com baixa visão. Com isso em mente, para que o focusTrap funcione corretamente, precisamos saber se o usuário fez o swipe para a direita ou esquerda, pois se foi para a direita, o comportamento esperado é que o foco vá para o próximo elemento, mas se estamos no ultimo elemento do modal, o foco deve ir para o primeiro elemento, e, se estivermos no primeiro elemento do modal e o swipe for para a esquerda, o foco deve ir para o ultimo elemento.

A questão é, a maioria dos usuários hoje em dia acessam a web através do celular, com a diretiva focusTrap desenvolvida neste curso, atendemos apenas usuários de desktop. Seria muito interessante ver uma abordagem dessa diretiva para celulares, capturando eventos de swipe.

Fala Cristiane, tudo bem? Entendi, agora entendi o que você quis dizer.

Realmente, concordo totalmente e faz muito sentido seu ponto.

Essa experiência iria ajudar muito durante o uso da aplicação.

Sinceramente até hoje todas as implementações que eu vi do trap no focus não pensavam sobre a possibilidade do swipe.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software