É simples, vamos lá! Uma empresa fabricante de veículos ou de imóveis, por exemplo, ela tem foco em um determinado tipo de produto, ou seja, ele vende veículos ou imóveis, no caso de nosso exemplo. Porém, o carro, ou o imóvel que atende às pessoas que têm uma renda muito alta é diferente do que atende às pessoas de renda baixa e a empresa precisa atender esses públicos de acordo com sua características próprias, com produtos específicos, modo de acesso aos clientes e tipo de atendimento diferenciado, de acordo com o segmento de público que a empresa deseja atingir. Este é um mercado segmentado exatamente porque eu preciso atuar de forma diferente, dependendo do segmento com o qual estou me relacionando, porque isso é determinante para o sucesso do meu negócio.
O mercado diversificado já é o do Amazon, por exemplo. O Amazon vende todo o tipo de produto e para vários, ou todos os tipos de público, e não faz atendimento diferenciado para nenhum deles, ou seja o Amazon expõe todos os produtos que tem em seu estoque, ou em seu acerco, e as pessoas, de todos os tipos de público acessam, igualmente, e procuram os produtos que desejam, independentemente de qual seja o segmento de público ao qual esse produto vai atender. A Amazon atende a todos de forma semelhante porque a forma de relacionamento, dessa forma padronizada, é a que é esperada por todos os públicos que buscam a Amazon, independente de sua classe econômica!