Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

A diferença entre a diferença entre as listas de acesso Extended e Standarad

Na aula de lista de acesso, quando estava configurando os ip que tem a permição para acessar o servidor foi excolhido a lista do tipo *extended* não entendi o por que isso aconteceu. 
1 resposta
solução!

Olá Jece, tudo bem?

A diferença entre os 2 tipos é o grau de inspeção do pacote IP, antes de permitir ou negar seu acesso. Sendo:

  • Standard: tipo de lista de acesso que só analisa a origem dos pacotes e não permite a escolha de qual porta será filtrada.
  • Extended: Este tipo de lista de acesso checa tanto o endereço de origem quanto o endereço de destino, além disso permite como checar outros tipos de parâmetros como número de portas específicas.

Dessa forma, no exemplo do curso, como cada setor está dividido em vlans, precisamos dizer para o roteador permitir apenas os tráfegos que tem como origem os endereços da vlan dos gerentes e como destino o servidor. Então queremos que a lista se estenda desde a origem do pacote, até o seu destino. Por isso, optou-se pela lista estendida (extended).

Screenshot da rede feita no curso, onde se tem os computadores do gerente de vendas (origem), gerente de finanças (origem), funcionário de vendas e funcionário de finanças, sendo o gerente de finanças e o funcionário de vendas conectados a um switch e o gerente de vendas junto com o funcionário de finanças conectados a um outro switch. Os dois conectados com o cabo crossover a um outro switch que, por sua vez, está conectado ao servidor (destino) e ao roteador que está sendo configurado.

Caso tenha interesse em ver outra aplicação de lista de acesso, recomendo este artigo para reforçar seu aprendizado também:

Espero que tenha ajudado e, qualquer coisa, estamos à disposição!

Bons estudos! 😃

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software