Isso não seria apenas uma rotina com passos extras? Especialmente se eu arremesso pontuações pra os objetivos?
Isso não seria apenas uma rotina com passos extras? Especialmente se eu arremesso pontuações pra os objetivos?
Oi Tadeu!
A ideia de medir a evolução, conforme descrita na atividade, envolve a criação de blocos de informação (chuncks) e a divisão de habilidades em sub-habilidades. Isso é um pouco diferente de uma rotina porque não se trata apenas de seguir passos, mas de criar um sistema de aprendizado que permite avaliar e ajustar o processo continuamente.
Por exemplo, imagine que você está aprendendo a cozinhar. Em vez de simplesmente seguir uma receita passo a passo (rotina), você divide o aprendizado em partes menores: fazer a massa, preparar o molho sugo, e assim por diante. Cada uma dessas partes é um "chunck" que você pode medir e avaliar individualmente. Se você perceber que o molho sugo não ficou bom, pode focar mais nessa parte na próxima semana.
Além disso, a mensuração envolve a inclusão da categoria "dedicação", que é um aspecto subjetivo e pessoal. Você avalia não só o que aprendeu, mas também o quanto se dedicou e se o método de estudo foi eficaz. Por exemplo, no caso da Fabiana, ela percebeu que leu muito, mas não variou os métodos de estudo, o que afetou a retenção do conhecimento.
Portanto, a diferença principal é que a mensuração da evolução é um processo dinâmico e adaptativo, que permite ajustes constantes com base no que foi aprendido e como foi aprendido, enquanto uma rotina é mais fixa e linear.
Bons estudos!