1
resposta

A DIFERENÇA!?

De concreto qual é a diferença entre rasterização e modo inteligente de uma imagem ou objeto?

1 resposta

Oi, Mirany

As diferenças são muito importantes e a mais fundamental de todas é: uma camada ou objeto raster não preserva as suas informações originais, enquanto que o objeto inteligente sim: ele funciona como um contêiner de dados.

As aplicações práticas para essa distinção são:

  • Manter a resolução da imagem. Se você, por exemplo, diminuir as dimensões de uma imagem rasterizada dentro de um documento, ela perderá sua resolução original. Posteriormente, se aumentá-la ela ficará pixelada. Já com um objeto inteligente a resolução nunca é alterada.

  • Usar filtros não destrutivos. Aplicar qualquer filtro (de desfoque, por exemplo) numa camada raster implicará numa ação destrutiva. Ou seja, não será mais possível reajustar os parâmetros do efeito, caso deseje. Já com um objeto inteligente você pode sempre revisitar a ação, alterá-la quantas vezes quiser e, inclusive, deletar apenas o filtro e voltar ao estado original da camada.

  • Editar os arquivos raiz de vetores e demais objetos. Se importar um arquivo de vetor para dentro do Photoshop como um objeto inteligente você pode editá-lo dentro do Adobe Illustrator, salvar a alteração e, por consequência, atualizar todas as instâncias desse arquivo no seu documento do Photoshop. Além disso, esse arquivo também sempre terá sua resolução preservada.

Neste vídeo eu mostro algumas dessas funcionalidades descritas acima, respondendo a um aluno que teve dúvida semelhante à sua.

Espero ter ajudado!

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software