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A COR NÃO TROCA PARA VERMELHO ):

Olá professores , meu código encontra-se com um problema , quando clico no quadrado vermelho a cor vira verde , e quando clico no quadrado verde a cor vira azul, o único que funciona e o azul que quando clico a cor vira azul, não sei se implementei a lógica errada. Quando retiro o código que muda a cor de verde e azul e deixo apenas o vermelho a cor muda para vermelho normalmente quando clico .

Segue meu código abaixo :

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    function podeDesenharNaArea(x, y) {

        if(x >= 0 && x < 3*tamanhoQuadrados && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados) {
            return false;
        } else {
            return true;
        }

    }

    function trocaCor(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        console.log (x + "," + y);

        if ((x > xVermelho - tamanhoQuadrados) 
        && (x < xVermelho + tamanhoQuadrados) 
        && (y > yQuadrados - tamanhoQuadrados) 
        && (y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)) {

            corAtual = "red";
    }

        if ((x > xVerde - tamanhoQuadrados) 
        && (x < xVerde + tamanhoQuadrados) 
        && (y > yQuadrados - tamanhoQuadrados) 
        && (y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)) {

            corAtual = "green";
    }


        if ((x > xAzul - tamanhoQuadrados) 
        && (x < xAzul + tamanhoQuadrados) 
        && (y > yQuadrados - tamanhoQuadrados) 
        && (y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)) {

            corAtual = "blue";
    }
}
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores();

    tela.onclick = trocaCor;

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

</script>
1 resposta

Oiioi, tudo bem?

Obrigada pela paciência em esperar um retorno :)

Muito legal a sua implementação! Para testar o quadrado, é necessário seguir a seguinte lógica: Se o usuário clicar, por exemplo, em 15x e 20y e ele deseja a cor vermelha, o teste é feito para verificar se o x** é maior que o **xVermelho (que é a posição do eixo x do quadrado vermelho) e também testar se x** é menor que a soma de **xVermelho+tamanhoDoQuadrado. Além disso, é necessário também verificar o eixo y, comparando o valor (nesse caso: 20y) e verificando se ele é maior que yQuadrados e menor que yQuadrados+tamanhoDoQuadrado.

O que está acontecendo é que você adicionou no seu código uma condição a mais de teste, colocando o xVermelho-tamanhoDoQuadrado como primeira condição para verificar a posição x (e também na y) do quadrado vermelho, o que faz com que o código acabe por nunca “encontrar” esse quadrado vermelho. Desse modo, para corrigir isso podemos colocar o seguinte código:

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    function podeDesenharNaArea(x, y) {

        if(x >= 0 && x < 3*tamanhoQuadrados && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados) {
            return false;
        } else {
            return true;
        }

    }

    function trocaCor(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        console.log (x + "," + y);

        if ((x > xVermelho) 
        && (x < xVermelho + tamanhoQuadrados) 
        && (y > yQuadrados) 
        && (y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)) {

            corAtual = "red";
        }

        if ((x > xVerde) 
        && (x < xVerde + tamanhoQuadrados) 
        && (y > yQuadrados) 
        && (y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)) {

            corAtual = "green";
        }


        if ((x > xAzul) 
        && (x < xAzul + tamanhoQuadrados) 
        && (y > yQuadrados) 
        && (y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)) {

            corAtual = "blue";
        }
    }
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores();

    tela.onclick = trocaCor;

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

</script>

Assim, seu código passa a funcionar e identificar as cores certas ao clicar nos quadrados ;)

Em caso de dúvidas, me coloco à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

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