1
resposta

A cor da linha do button não muda

Acredito que o código esteja certo, mas não muda a cor da linha do button.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, William.

Tudo bem?

Pelo que entendi, você está tentando alterar a cor da linha (stroke) de um botão no seu app Android, mas não está conseguindo ver a mudança refletida. Vamos tentar resolver isso juntos.

Primeiramente, é importante verificar se você está editando o arquivo correto. Se você quer alterar a aparência de um botão que é definido por um drawable XML, você precisará modificar o arquivo XML que define esse drawable. No caso de um FloatingActionButton, por exemplo, isso pode ser feito através de um arquivo de drawable com um shape que define o stroke.

No entanto, nas imagens que você compartilhou, não vejo um arquivo XML de drawable que define um stroke para o botão. Vejo um FloatingActionButton no layout e um ícone de drawable (ic_action_novo_aluno.xml), mas nenhum deles parece ter uma linha de stroke definida.

Se você estiver tentando adicionar uma borda ao FloatingActionButton, você precisará criar um novo arquivo drawable XML com um shape que defina o stroke. Aqui está um exemplo básico de como você pode fazer isso:

<shape xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:shape="oval">
    <solid android:color="@color/your_button_color"/>
    <stroke
        android:width="2dp"
        android:color="@color/your_stroke_color" />
</shape>

Você deverá salvar esse arquivo na pasta res/drawable com um nome adequado e, em seguida, referenciá-lo no seu FloatingActionButton como o background. Por exemplo:

<com.google.android.material.floatingactionbutton.FloatingActionButton
    ...
    android:background="@drawable/your_drawable_name"
    ... />

Se você já tem um arquivo drawable com um shape definido para o botão, verifique se o stroke está definido corretamente e se você está referenciando esse drawable no seu FloatingActionButton.

Se isso não resolver o problema, ou se você estiver tentando fazer algo diferente, por favor, forneça mais detalhes ou o código XML do drawable que você está tentando modificar para que eu possa oferecer uma ajuda mais específica. Pode colar o código completo aqui mesmo, sem ser print, que fica melhor para testar.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software