Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

A convenção permite que eu coloque as variáveis antes das funções?

<meta charset="UTF-8">
<script>

var minhaIdade = 35
var idadeDoMeuIrmao = 30
var diferençaDeIdade = minhaIdade - idadeDoMeuIrmao

function pulalinha(){
document.write ("<br><br>");
}

function mostra(frase){
document.write(frase);
}

mostra("DIFERENÇA DE IDADE");
pulalinha();
mostra("A diferença de idade, entre meu irmão e eu, é de " + diferençaDeIdade + " anos");

</script>
2 respostas
solução!

Este código é bem simples, então vou assumir que você é quase que totalmente novo na área da programação.

Em termos de a "Convenção permite" de fato varia muito de qual delas você está falando.

Não existe somente um jeito de programar, muito menos somente uma arquitetura a ser utilizada, dito isto, a mais famosa convenção atualmente usada para o JS é o ECMASCRIPT2015 ou ECMA6, e utilizando essa documentação como padrão para seu código você trocaria a declaração de suas variáveis, ou melhor dizendo nesse contexto especifico, suas constantes.

<script>

const minhaIdade = 35
const idadeDoMeuIrmao = 30
const diferençaDeIdade = minhaIdade - idadeDoMeuIrmao

function pulalinha(){
document.write ("<br><br>");
}

function mostra(frase){
document.write(frase);
}

mostra("DIFERENÇA DE IDADE");
pulalinha();
mostra("A diferença de idade, entre meu irmão e eu, é de " + diferençaDeIdade + " anos");

</script>

Resumindo para seu contexto é totalmente Okay onde as variáveis estão.

Mas lembre-se, declarar um var no começo do seu código dessa forma que você fez, é o mesmo que declarar uma variável global, e variáveis globais permanecem em execução por todo escopo do código. Deixando assim seu código mais lento(se você pensar em um código grande e + complexo no caso)..

Então você sempre deve se perguntar "Eu preciso deste valor durante toda execução do meu programa?", ao declarar qualquer variável, e já te adiantando, na maioria das vezes você vai perceber que não vale a pena declará-las globalmente.

Entendi!

Muito obrigado pela dica e, sim, estou começando, fazem 03 dias apenas!

Muito a aprender com todos, por isso as vezes as perguntas possam parecer "meio idiotas", mas as respostas valem muito para quem está começando.

Ao declarar const (não cheguei nesta parte do curso, ainda), indica que o "programa" só irar chamar o que está definido dentro desta constante na função determinada, já a var irá chamar desde o início do "programa", deixando mais lento, no caso de códigos gigantes, correto?

Obrigado pelas explicações, acho que consegui compreender.