No meu caso, já tenho uma definição sobre a Governança. Ela pode ser mais formalizada em organizações maiores devido a sua estrutura e complexidade, mas isso não significa que as pequenas empresas não possam implementar práticas eficazes de Governança. Pode ser considerado:
1ª Definição de Governança: Ela não se limita a uma única área ou função, tem um conjunto de processos, politicas e estruturas que garantem a direção e o controle de uma organização.
2ªRoles e Responsabilidades: Nas empresas pequenas os mesmos colaboradores que acumulam funções, o que pode levar a confusão sobre as responsabilidade.
3ª Ética e Conformidade: A conformidade e a ética são fatores essenciais que as organizações devem considerar como aspectos centrais da Governança, Criando politicas que direcionem o comportamento dos colaboradores, e possa ser assegurado que a empresa opere de maneira legal e responsável.
4ª Implementação de Praticas: adotar práticas como reuniões reguladas para discutir estratégias e documentar decisões e ter um acompanhamento da execução dos projetos, mesmo sem uma estrutura formal.
5ª Benefícios da Governança: Implementação de práticas de Governança, mesmo que de maneira informal, pode resultar em melhores decisões, maior transparência e confiança de stakeholders, além de preparar a empresa para um crescimento futuro.
Fomentar uma cultura de Governança desde cedo pode evitar complicações à medida que a empresa cresce e se torna mais complexa.