2
respostas

A complexidade de governar uma empresa

No meu caso, já tenho uma definição sobre a Governança. Ela pode ser mais formalizada em organizações maiores devido a sua estrutura e complexidade, mas isso não significa que as pequenas empresas não possam implementar práticas eficazes de Governança. Pode ser considerado:

1ª Definição de Governança: Ela não se limita a uma única área ou função, tem um conjunto de processos, politicas e estruturas que garantem a direção e o controle de uma organização.

2ªRoles e Responsabilidades: Nas empresas pequenas os mesmos colaboradores que acumulam funções, o que pode levar a confusão sobre as responsabilidade.

3ª Ética e Conformidade: A conformidade e a ética são fatores essenciais que as organizações devem considerar como aspectos centrais da Governança, Criando politicas que direcionem o comportamento dos colaboradores, e possa ser assegurado que a empresa opere de maneira legal e responsável.

4ª Implementação de Praticas: adotar práticas como reuniões reguladas para discutir estratégias e documentar decisões e ter um acompanhamento da execução dos projetos, mesmo sem uma estrutura formal.

5ª Benefícios da Governança: Implementação de práticas de Governança, mesmo que de maneira informal, pode resultar em melhores decisões, maior transparência e confiança de stakeholders, além de preparar a empresa para um crescimento futuro.

Fomentar uma cultura de Governança desde cedo pode evitar complicações à medida que a empresa cresce e se torna mais complexa.

2 respostas

Muito bom

Oi, Hugo. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei muito da sua análise sobre Governança, especialmente ao destacar a importância de práticas claras em empresas pequenas. Sua percepção sobre os benefícios de uma cultura de Governança desde cedo é fundamental para evitar problemas no crescimento.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!