Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

A classe Documento é uma interface?

Acredito ter havido confusão na explicação de Factory. A imagem exibida demonstra a classe Documento como uma interface. Acredito ser um erro. Ela nem é herdada, nem poderia porque seu único método é estático. O que foi demonstrado não é o padrão de projeto Factory Method, que usa interface e subclasses. Aliás, o ponto <<04. Para saber mais>> fala que "os métodos das subclasses da classe "factory" possuem os métodos com os nomes iguais", mas em momento algum foram implementadas subclasses. No meu ponto de vista esse conteúdo merece uma revisão ou melhor explicação. Na minha opinião, o que foi demonstrado é o que se chama de Simple Factory Pattern, onde de fato não há interface nem subclasses. Por favor, se eu estiver enganado, me elucidem. Agradeço.

1 resposta
solução!

Faaalaa Victor, bom dia!

Ótima observação. É isto mesmo, no vídeo o professor diz ser uma Factory, mas se trata de um Simple Factory Pattern que através de uma condicional, permite a fábrica decidir o que deve ser instanciado e retornar. Este padrão é considerado uma etapa intermediária entre o Factory Method ou Abstract Factory.

No vídeo também é mostrado uma interface e não é implementado isto de fato. Pedimos desculpas por isto, a equipe Alura irá corrigir em relação a estes pontos.

Obrigada por nos informar. Bons estudos!!!