2
respostas

A carreira de Diretor de Arte

Gostei muito desse curto e senti que era bem isso que estava procurando para mim. Mas fiquei curioso de saber um pouco mais da carreira de um Diretor de Arte, quais são as etapas para chegar a esse nível, devo começar como artista/game designer ou tem um outro caminho diferente? Quando penso em "diretor", me da uma ideia de algo muito acima, especialmente por ter a tarefa de gerenciar uma equipe. E como já estou um tanto "velho", me preocupo de estar muito tarde para começar a ir atrás desse sonho.

Teria como comentar um pouco sobre isso?

2 respostas

Oi Lucas, tudo bem? Obrigado pela pergunta! Até mesmo a existência desse cargo específico depende do tamanho da empresa na qual você pretende trabalhar. Em estúdios pequenos, a função da direção de arte é normalmente feita pela mesma pessoa que ilustra o game inteiro. Se você está criando um game indie, provavelmente vai acumular funções, também. Por isso inclusive criar um game de maneira independente é o melhor dos testes: te exige essa multidisciplinaridade. Mas em estúdios grandes, essa é normalmente a função de alguém senior, com bastante experiência de mercado, porque vai envolver não só a parte técnica da criação, mas também a habilidade de prever problemas que só a experiência traz. A boa notícia é que a idade não é uma restrição tão grande assim. O seu portfolio conta muito mais do que a idade ou o curriculum. Tenho colegas que começaram a ilustrar depois dos 30, que conseguiram trabalhos em cargos maiores depois dos 40...ou até mesmo que lançaram games independentes que criaram como projetos paralelos a profissões que não têm nada a ver! Tive uma aluna que era médica e abandonou a carreira aos quase 30 para virar ilustradora, por exemplo. De qualquer maneira, mesmo como iniciante é interessante que você tenha o conhecimento de qual é o papel da direção de arte dentro de um projeto. Quanto mais você souber sobre o fluxo de trabalho dentro de uma empresa, mais rápido vai conseguir se adaptar a ela. Se quiser conversar mais a respeito, sinta-se à vontade para me mandar uma mensagem no instagram @rafa_nunes_rafa. Adoraria ver seu portfolio e te ajudar com um direcionamento.

Abraços e boa sorte!

Obrigado por esclarecer minhas dúvidas, Rafael!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software