1
resposta

A Busca pela Excelência

Uma questão interessante que sempre me faz refletir muito, é como a busca pela excelência pode ter alguma relação com a síndrome do impostor.

Quando busco a excelência nas atividades do meu trabalho, sempre procuro pesquisar e estudar os temas em livros, documentações oficiais e pessoas mais qualificadas. Se por um lado isso me faz "subir a régua" e estar sempre acima da média da minha equipe, por outro lado sinto que nunca estou à altura das fontes que utilizo.

Um livro sempre vai trazer uma abordagem mais profunda que eu não havia pensado. Uma documentação sempre vai ter pontos que não tive a oportunidade de pesquisar. E as pessoas mais qualificadas sempre saberão mais coisas do que sei.

É curioso, mas acho que esse é o grande desafio da aprendizagem contínua na vida e na carreira. Me conscientizar de que não sei tudo e nunca vou saber tudo e que o importante é ser um pouco melhor a cada dia.

Será que isso teria relação com a afirmação "As pessoas mais qualificadas são as mais afetadas pela síndrome do impostor"?

1 resposta

O conhecimento não é estático, está em constante evolução.