1
resposta

A busca incessante por prazer x um comportamento automatico

na minha visão analitica, hoje vemos uma busca incessante por satisfação e prazer aonde em muitas vezes é caracterizado por algo visual e não totalmente realista, como o exemplo do emprego aonde o jovem nao correspondeu as requisições e ele ficou bravo, e saber lidar com seus momentos de decepçao, vai tornar seu cerebro mais preparado a essas consequencias e por fim uma reação melhor

1 resposta

Olá, Gustavo. Como vai?

Sua reflexão é muito profunda e toca em um ponto central da inteligência emocional nos dias de hoje: a diferença entre a expectativa idealizada e a realidade prática.

O que você descreveu como uma busca incessante por prazer visual e imediato está intimamente ligado ao nosso sistema de recompensa no cérebro, mediado pela dopamina. Vivemos em uma era de gratificação instantânea, onde as redes sociais moldam uma percepção de sucesso sem esforço. Quando essa pessoa chega ao mercado de trabalho e se depara com feedbacks negativos ou exigências que não consegue cumprir, ocorre o que chamamos na psicologia de baixa tolerância à frustração.

Para agregar valor ao seu ponto de vista analítico, podemos observar esse comportamento sob três pilares da inteligência emocional:

• Autoconhecimento: O jovem do exemplo provavelmente não consegue identificar que sua raiva é, na verdade, um mecanismo de defesa para esconder a frustração ou a insegurança. Nomear a emoção no momento em que ela surge é o primeiro passo para não agir de forma automática.
  • Sequestro da Amígdala: Quando recebemos uma crítica não esperada, nossa amígdala (parte do cérebro responsável pelas reações emocionais) pode assumir o controle, gerando uma reação de "luta ou fuga" (a brava reação mencionada). Treinar o cérebro para pausar e respirar permite que o córtex pré-frontal (o lado racional) retome o controle da situação.
  • Neuroplasticidade: Como você bem pontuou, lidar com as decepções prepara o cérebro. Cada vez que escolhemos uma reação consciente em vez de uma explosão automática, estamos fortalecendo novas conexões neurais. É como um músculo que se torna mais resiliente a cada dificuldade superada.

Uma boa prática para sair desse comportamento automático é a técnica da Pausa Estratégica. Antes de responder a um feedback que gerou desconforto, tente seguir estes passos:

1. Sinta a emoção no corpo (calor, tensão, batimento acelerado).
2. Nomeie mentalmente: "Eu estou me sentindo frustrado agora".
3. Respire profundamente por 6 segundos (tempo necessário para a química da amígdala baixar).
4. Pergunte-se: "Qual é a forma mais produtiva de reagir a isso para o meu crescimento?".

Saber lidar com o "não" e com as falhas é o que diferencia profissionais que estagnam daqueles que utilizam a decepção como combustível para o aprimoramento técnico e pessoal.

Espero que possa ter lhe ajudado!