<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 20;
var y = 20;
// códigos do teclado
var a = 65;
var w = 87;
var d = 68;
var s = 83;
// taxa de incremento
var taxa = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, 10);
}
setInterval(atualizaTela, 20);
function leDoTeclado(evento) {
if(evento.keyCode == w){y=y-10
}else if(evento.keyCode == d){x=x+10
}else if(evento.keyCode == s){y=y+10
}else if(evento.keyCode == a){x=x-10}
console.log(evento.keyCode)
}
document.onkeydown = leDoTeclado;
</script>