1
resposta

a bolinha para no final

o intuito era que ao chegar no final, a bolinha voltasse. Mas ela apenas para e nao acontece mais nada. Alguem pode ajudar?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }


    var x = 20;

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, 20, 10);
        x++;

        if(x == 590) {

          limpaTela();
          desenhaCirculo(x, 20, 10);
          x--;                
        }   
    }

    setInterval(atualizaTela, 5);

</script>
1 resposta

o jeito que eu resolvi foi implementar uma variável para funcionar como botão e esse botão é responsável por informar se a bolinha deve ir ou voltar. segue a function

    function atualizaTela(){
        if(botao){
            if(x<600){
                pincel.fillStyle = 'lightgray';
                pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
                desenhaCirculo(x,20,10);
                x++}else{
                    botao=false
                }
        }else{
            if(x>01){
                pincel.fillStyle = 'lightgray';
                pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
                desenhaCirculo(x,20,10);
                x=x-1
                }else{
                    botao=true
        }