Contexto: Loja de Confeitaria especializada em criar doces personalizados para festas, eventos, presentes e outros. Nome: Bia Doces Criativos
Produto: Esses doces são feitos com uma pasta de leite ninho muito mais saborosa que a pasta americana (que é extremamente doce e a maioria das pessoas não gosta). Com uma apresentação impecável e rica em detalhes, eles encantam as pessoas e são o grande diferencial na hora de montar a mesa da festa. A maioria dos doces são para festas infantis, e são usados para decorar a mesa de doces e também para presentear os convidados.
Praça: As vendas serão feitas on-line, principalmente através do Instagram. As pessoas podem fazer seus pedidos via whatsapp (link na bio) ou pelo próprio direct da rede social utilizada. O produto pode ser retirado no local de confecção ou entregue via motoboy com taxa de entrega. Podem ser enviados por toda a cidade do Rio de Janeiro.
Preço: Oferecemos em nosso catálogo uma grande variedade de produtos que podem variar de R$ 9,50 até R$ 18,00 (cada) ou mais, dependendo da complexidade do produto. Nosso objetivo é aumentar ainda mais o preço para vender para famílias com um maior poder aquisitivo, pois os doces são feitos 100% manualmente, e isso é o que mais agrega valor aos nossos produtos.
Promoção: Nosso maior meio de comunicação com o cliente será através do Instagram. Por lá criaremos conteúdos, conversaremos diretamente com o público e receberemos mensagens diariamente de clientes que vem através do tráfego pago.
Pessoas: 1.: EMPRESA: A empresa contará com 4 colaboradores: 1 cozinheira/confeiteira que será a única pessoa responsável pela produção dos doces personalizados; 1 gestora de mídias sociais que será responsável por criar todo o conteúdo para o Instagram, planejar e executar estratégias de Marketing eficazes para o crescimento da empresa; 1 gestor de tráfego que será responsável por gerir as campanhas e atrair o público alvo certo para a empresa; e 1 investidor/auxiliador que será responsável por cuidar da parte burocrática da empresa. 2.: PÚBLICO-ALVO: Nosso público-alvo são principalmente mães de crianças de 0 a 12 anos que amam fazer festas para os seus filhos.
Processos: O processo de vendas deverá ser feitos através de redes sociais como: Instagram e Whatsapp. Todas as campanhas de vendas deverão ter uma chamada para ação clara, direcionando os possíveis clientes diretamente para o chat. Lá acontecerá a a etapa que chamaremos de "acolhimento", onde a Bia conversará com o cliente para entender o que ele precisa e criar uma aproximação mais forte com o cliente. Essa abordagem deve ser humanizada e deverá ocorrer com certa rapidez, pois o cliente não gosta de ficar esperando.
Posicionamento: Além de criar doces incríveis, a Bia também tem o obejtivo de dar curso sobre o que ela faz. No perfil do Instagram deveremos ciar conteúdos educativos sobre seus produtos, contar a história da Bia com a confeitaria, mostrar os casos de sucesso dos seus doces, mostrar como essa profissão mudou a vida dela e usar chamadas para ação direcionadas para alunos(as) que também queiram ser transformados pela confeitaria criativa. Então, o posicionamento da Bia será de uma autoridade na confeitaria.
Performance: Podemos mensurar os resultados obtidos através das próprias métricas do Instagram como: clicks em links, engajamento, número de mensagens recebidas, comentários e interações. Além, é claro, de todas as métricas obtidas com as campanhas de tráfego feitas através do Facebook Meta.