Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

5W2H

1. O quê? (What) O que fazer: ANSIEDADE Implementar micro-hábitos de descompressão e organização na rotina diária para reduzir a sobrecarga mental e física.
  2. Por quê? (Why). Para evitar o esgotamento (burnout), recuperar o foco, melhorar a qualidade do sono e garantir que as demandas do dia não engulam o MEU bem-estar.
  3. Onde? (Where):Nos principais focos de tensão do MEU dia. Geralmente no ambiente de trabalho, no trânsito e nos momentos de transição (como a hora de ir dormir).
  4. Quando? (When): Dividido em três momentos estratégicos:De manhã: Definir as prioridades do dia;Ao longo do dia: A cada 2 horas de trabalho focado, fazer uma pausa de 5 minutos.À noite: Desconexão total das telas e do trabalho pelo menos 1 hora antes de dormir.
  5. Quem? (Who): EU
  6. Como? (How): Através de ações simples: Escolher apenas 3 tarefas principais para o dia. O resto é bônus. Pausas Ativas de 5 minutos com alongamento.Caminhada Curta diariamente
  7. Quanto? (How much): Financeiramente: R$ 0,00.O maior investimento aqui é a disciplina de manter o combinado comigo mesmo.
1 resposta
solução!

Oi, Jaqueline! Tudo bem?

Muito legal ver você compartilhando sua visão sobre 5W2H e a jornada de compra, aplicando a ferramenta para cuidar do seu próprio bem-estar de forma tão prática.

Seu planejamento ficou bem estruturado, com objetivos, ações, momentos de execução e uma forma realista de acompanhar o compromisso consigo mesma. Isso mostra que você transformou um desafio amplo em etapas concretas, o que aumenta as chances de manter a constância. Dica: reserve alguns minutos no final de cada semana para revisar o que funcionou e o que pode ser ajustado. Anotar rapidamente quais hábitos foram mais fáceis de manter e quais encontraram obstáculos ajuda a adaptar o plano sem perder o foco, tornando a estratégia cada vez mais sustentável.

Na sua opinião, qual dessas ações do seu plano será a mais desafiadora de manter ao longo das próximas semanas, e o que pode ajudar a transformar esse hábito em parte da sua rotina?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!