Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

5 Whys?

Certa vez vi no Livro Agile Retrospectives: Making Good Teams Great que a técnica 5 Why, era muito utilizada, inclusive teve origem na Toyota Motor Corporation. Qual sua opinião sobre o uso da dinâmica em um time pequeno?

1 resposta

Olá Iuri,

O legal do "5 Whys" é que ele funciona bem para quase todo tamanho de time. Tanto que um dos formatos possíveis para esta retrospectiva é dividir o time em pares. O único ponto que talvez interfira um pouco se você seguir exatamente o mesmo modelo proposto no Agile Retrospectives, é que quanto maior o time, mais duplas serão formadas. Então mais insights serão coletados para a discussão sobre o que será feito. Ai é trabalho do facilitador gerenciar o tempo da reunião não ser ultrapassado.

Falando do objetivo que o 5 Whys busca trazer, é um retrospectiva muito interessante para times que possuem problemas no seu dia a dia e tem dificuldades em encontrar os porquês deles ocorrerem. Ou até mesmo nos cenários que as pessoas tem medo de falar as reais causas de um problema. Então times que nas suas reuniões geralmente apresentam discussões rasas a respeito das grandes tretas, o 5 whys pode ajudar a trazer debates de maior valor.