1
resposta

400 Bad Request na hora de cadastrar abrigo

Estou abrindo este tópico porque perdi muito tempo com este erro.

Fiz a refatoração e quando fui testar a criação de um abrigo a API me retornava 400... verifiquei o payload e estava correto, então tentei criar um abrigo usando a versão original: para minha surpresa também retornava o mesmo erro.

Em nenhum lugar encontrei documentação alguma da API, precisei entrar nos fóruns de cada aula até que encontrei este tópico https://cursos.alura.com.br/forum/topico-questao-do-numero-de-telefone-330309 onde o aluno avisa que o telefone espera uma entrada que atenda o regex "(?\d{2})?\d?\d{4}-?\d{4}". (E eu estava tentando enviar "telefone": "123456789")

Seria interessante disponibilizar a documentação da API, por mais simples que seja, ou explicitar em algum lugar mais visível (eu não vi em lugar nenhum) esse detalhe.

Outra opção, que na minha visão seria a mais apropriada seria disponibilizar uma versão da API que seja mais detalhada no response, informando pelo menos qual é o campo inválido e qual é o valor esperado.

Aproveitando, outro detalhe que seria interessante incluir, na parte de "preparando o ambiente" é que a API só roda com um java runtime que reconheça o "class file version" acima de 61. No caso, precisei usar o do jdk 17 para rodar.

No mais, estou gostando do curso. Agradeço a sua atenção. Obrigado.

1 resposta

Olá Pablo! Como vai?

Agradeço imensamente o seu feedback, pois ele é de grande importância para mantermos a qualidade nos nossos materiais.

Realmente, a falta de documentação clara e respostas de erro detalhadas pode tornar o processo de desenvolvimento e depuração muito mais desafiador. Uma boa prática é sempre verificar se todos os campos estão conforme as especificações esperadas pela API, especialmente quando se trata de formatos de dados como números de telefone, datas, etc.

Boa sorte nons estudos!