Estou abrindo este tópico porque perdi muito tempo com este erro.
Fiz a refatoração e quando fui testar a criação de um abrigo a API me retornava 400... verifiquei o payload e estava correto, então tentei criar um abrigo usando a versão original: para minha surpresa também retornava o mesmo erro.
Em nenhum lugar encontrei documentação alguma da API, precisei entrar nos fóruns de cada aula até que encontrei este tópico https://cursos.alura.com.br/forum/topico-questao-do-numero-de-telefone-330309 onde o aluno avisa que o telefone espera uma entrada que atenda o regex "(?\d{2})?\d?\d{4}-?\d{4}". (E eu estava tentando enviar "telefone": "123456789")
Seria interessante disponibilizar a documentação da API, por mais simples que seja, ou explicitar em algum lugar mais visível (eu não vi em lugar nenhum) esse detalhe.
Outra opção, que na minha visão seria a mais apropriada seria disponibilizar uma versão da API que seja mais detalhada no response, informando pelo menos qual é o campo inválido e qual é o valor esperado.
Aproveitando, outro detalhe que seria interessante incluir, na parte de "preparando o ambiente" é que a API só roda com um java runtime que reconheça o "class file version" acima de 61. No caso, precisei usar o do jdk 17 para rodar.
No mais, estou gostando do curso. Agradeço a sua atenção. Obrigado.