Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

4 dias sem resposta, o suporte piorou muito.

Em todos videos dizem para tirar as duvidas no forum, porem tem 4 dias que postei minha duvida e ate agora nada. Nesse ritmo vou terminar o curso no meio do ano.

Quando aplico o boolean, diference, normal alem dos objetos desaparecerem, e exibido pra mim uma menssagem de erro: error cannot perform boolean operation Como posso resolver este problema, pois nao consigo avancar no curso sem realizar esta etapa. Obrigado.

Quando combino as metades da esfera, fica uma linha aparecendo, mesmo aplicando o soft edge e o smoof. A linha aparecia mas estava sutil, quando separai a esfera em 3 partes e combinei as 2 partes centrais e as combinei atraves do bridge, piorou muito! https://photos.app.goo.gl/4bp0u8Y7RbnyuqOJ2 Tem como melhorar isso? Obrigado.

2 respostas

Oi Andre,

Desculpe pelo delay imenso nas dúvidas, sempre nos esforçamos ao máximo para sanas as dúvidas aqui no fórum.

De vez em quanto não dá certo, como no caso do curso de Maya, mas estamos procurando uma pessoa que possa te ajudar, ok?

Por enquanto não consigo passar uma previsão, mas pode ter certeza que estamos correndo atrás disso.

Desculpe novamente,

Abcs!

solução!

Olá Andre, desculpe a demora, na maioria das dúvidas de 3D eu preciso fazer teste desses problemas pra conseguir dar um parecer melhor, e como 3D as vezes tem uns bugs loucos que nós que estamos a anos na área precisamos quebrar a cabeça pra resolver, isso faz com que as vezes posso demorar um pouquinho pra responder as dúvidas de maya, max, blender,zbrush, etc... e as vezes poderei pedir seus arquivos para compreender melhor o erro também.

Esse mesmo procedimento ocorre quando você esta trabalhando remoto para um grande estúdio, tem bugs/erros que é necessário enviar o arquivo para o estúdio para que eles possam verificar mais a fundo. =D

Mas antes disso, vamos tentar as seguintes alternativas abaixo:

Dúvida 1: Boolean

Quando eu estava gravando o curso, passei por isso, e passo por isso direto tanto no maya quanto no max, parte de boolean da uns bugs loucos, sério! Geralmente esse problema esta atribuido ao histórico do objeto ou alguma vertice solta!

Então experimente o seguinte, antes de fazer a operação de boolean, siga essas etapas:

Com objeto em "Object Mode" ( cor das linhas verdes):

• 1º Selecione objeto, vá em menu "Edit>Delete by Type>History" ou use tecla de atalho para windows Alt+Shift+D

• 2º Após ter deletado histórico do objeto, você pode dar um merge nas vertices para certificar que não tem nenhuma solta, pra isso clique com botão direito do mouse no objeto, selecione opção vertex, feito isso de um Ctrl+Shift+A para selecionar todas as vertex do objeto.

• 3º Após ter selecionado todas as vertex do objeto, pressione Shift + Botão direito do Mouse e escolha a opção de Merge Vertices e depois Merge Vertices novamente.

• 4º Com o Distance Threshold aparecendo, use o valor de 0.001 em seguida pressione W para concluir a operação.

• 5º Agora delete o histórico novamente, selecione objeto, vá em menu "Edit>Delete by Type>History" ou use tecla de atalho para windows Alt+Shift+D

Faça isso com todos os objetos que vão ser utilizados pra boolean.

Após ter seguido essas etapas tente novamente aplicar o boolean, caso ainda assim não consiga, peço que envie o arquivo para que eu possa testar.

Pode enviar para dacosta3d@gmail.com

Dúvida 2: Soften Edge não funciona

Isso pode acontecer porque os vertex não estão soldados.

• 1º clique com botão direito do mouse no objeto, selecione opção vertex, feito isso de um Ctrl+Shift+A para selecionar todas as vertex do objeto.

• 2º Após ter selecionado todas as vertex do objeto, pressione Shift + Botão direito do Mouse e escolha a opção de Merge Vertices e depois Merge Vertices novamente.

• 3º Com o Distance Threshold aparecendo, use o valor de 0.001 em seguida pressione W para concluir a operação.

• 4º Agora delete o histórico do objeto, vá em menu "Edit>Delete by Type>History" ou use tecla de atalho para windows Alt+Shift+D

• 5º Feito isso, tente aplicar o Soften Edge e veja se funcionou.

Se também seguiu esses passos e não conseguiu, peço que mande o arquivo para o meu email: dacosta3d@gmail.com para que eu possa verificar pessoalmente o problema e lhe de uma solução melhor.

Peço que sempre que possível, liste a dúvida com nome do vídeo para que eu possa saber de qual vídeo exato esta ocorrendo o erro.

Fico no aguardo Andre,

Abs e keep moving!! 3D 3D

-Daniel da Costa

3D Character Artist