1
resposta

[4 desafio ] Duvida sobre o uso do console no código ao invés de alert (pq?)

 1.Crie uma variável chamada "nome" e atribua a ela o seu nome. Em seguida, utilize o console.log para exibir a mensagem "Olá, [seu nome]!" no console do navegador.
 let nome = raquel
 console.log = prompt (`Olá, ${nome}!`)



2.Crie uma variável chamada "nome" e atribua a ela o seu nome. Em seguida, utilize o alert para exibir a mensagem "Olá, [seu nome]!" .
 let nome = Raquel
 alert (`Olá, ${nome}`);


3. Utilize o prompt e faça a seguinte pergunta: Qual a linguagem de programação que você mais gosta?. Em seguida, armazene a resposta em uma variável e mostre no console do navegador.

 let linguagem = prompt('Qual a linguagem de programação que você mais gosta?')
 console.log(`A linguagem informada foi: ${linguagem}`.)




4.Crie uma variável chamada "valor1" e outra chamada "valor2", atribuindo a elas valores numéricos de sua escolha. Em seguida, realize a soma desses dois valores e armazene o resultado em uma terceira variável chamada "resultado". Utilize o console.log para mostrar a mensagem "A soma de [valor1] e [valor2] é igual a [resultado]." no console.

 let valor1 = 10
let valor2 = 5
let resultado = valor1 + valor2

console.log(`A soma do ${valor1} e ${valor2} é igual a ${resultado}.` )



5.Crie uma variável chamada "valor1" e outra chamada "valor2", atribuindo a elas valores numéricos de sua escolha. Em seguida, realize a subtração desses dois valores e armazene o resultado em uma terceira variável chamada "resultado". Utilize o console.log para mostrar a mensagem "A diferença entre [valor1] e [valor2] é igual a [resultado]." no console.

 let valor1 = 10
let valor2 = 5
let resultado = valor1 - valor2

console.log(`A diferença entre o  ${valor1} e ${valor2} é igual a ${resultado}.` )




6.Peça ao usuário para inserir sua idade com prompt. Com base na idade inserida, utilize um if para verificar se a pessoa é maior ou menor de idade, exibindo uma mensagem apropriada no console.

 let idade = prompt('Informe sua idade:')

 if (idade >= 18) {
console.log('Você é maior de idade!')
} else {
 console.log('Você é menor de idade')
}


7.Crie uma variável "numero" e peça um valor com prompt verifique se é positivo, negativo ou zero. Use if-else para imprimir a respectiva mensagem.

 let numero = prompt('Informe um numero inteiro');

 if (numero >0) {
 alert('Número positivo');
} else {
alert('Número negativo);
} else{
if (numero = 0 ) {
 alert(' zero');
}
}




8.Use um loop while para imprimir os números de 1 a 10 no console.

let numero = 1;
let contador = 0;

while(contador <0){
console.log('numero: ${numero}');
 numero++;
 contador++
 }




9.Crie uma variável "nota" e atribua um valor numérico a ela. Use if-else para determinar se a nota é maior ou igual a 7 e exiba "Aprovado" ou "Reprovado" no console.

let nota = prompt('infome sua nota:');

 if (nota>=7) {
 console.log('aprovado');
} else {
 console.log('reprovado');
}



  10.Use o Math.random para gerar qualquer número aleatório e exiba esse número no console.

let numero = Math.random;
console.log(numero)

11.Use o Math.random para gerar um número inteiro entre 1 e 10 e exiba esse número no console.

 let numero = parseInt(Math.random() *10 +1 );
console.log(numero)

12.Use o Math.random para gerar um número inteiro entre 1 e 1000 e exiba esse número no console.

 let numero = parseInt(Math.random() *1000 +1 );
 console.log(numero)
1 resposta

Oi Raquel,

Isso porque apesar de parecer a mesma coisa, não é.

O alert mostra uma caixa de mensagem e com uma mensagem especifica, além que a função alert() interrompe a execução do código até que a gente pressione o botão OK.

O console.log apenas imprime algo no console. Ele não bloqueia a execução dos códigos e não precisa da nossa interção (tipo apertar um botão).

Como esse exercício é só para aprendizagem, é bom que você apenas veja no console o que você está fazendo, para ver se o seu código está funcionando corretamente. O console é bem usado no dia a dia do desenvolvedor para identificação dos erros.