Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

'redis-cli' is not recognized....

Após fazer a instalação com a versão dada no exercício, mesmo após ter reiniciado o Windows 10 x64 continua dando esse erro quando digito no CMD:

'redis-cli' is not recognized as an internal or external command, operable program or batch file.

10 respostas

Oi Osmar, tudo bem?

Eu instalei aqui a versão fornecida no exercício e marcando a opção "Add the redis installation folder to the PATH environment variable" e ele configurou tudo corretamente.

Mas por algum motivo ele não reconhece o comando redis-cli e foi necessário reiniciar o PC.

Tenta reiniciar e avisa aqui se funcionou pra sabermos se é só isso mesmo, por favor?

E então eu atualizo o exercício de acordo.

Um abraço.

Eu refiz a instalação, reiniciei ( nas duas tentativas) e em ambas a pesar de dar mais o erro agora eu digito o comando e o CMD trava, sem mostrar aquela linha informando o ip e porta para acessar, e não consigo acessar pelo ip e porta caso eu tente. Se eu tento iniciar o serviço pelo windows, ele diz o seguinte: 'Windows could not start the redis service on Local Computer Error 1067: The process terminated unexpectedly

Quando você testou, também testou em uma máquina com Windows 10 x64?

Oi Osmar, foi no Windows 10 x64 sim.

Você desinstalou reiniciou e instalou novamente, ou só executou o instalador novamente e reiniciou?

Pergunto os passos pois vou tentar reinstalar aqui para tentar reproduzir esse erro que o windows não está conseguindo iniciar o serviço.

Mesmo erro, o comando é aceitado pelo CMD mas não sobe nada apenas deixa o CMD travado... muito estranho

Oi Osmar, tentei reinstalar aqui mas continuou tudo certo após instalar e reiniciar.

O problema que você está enfrentando agora é que o serviço do servidor do redis não está sendo iniciado pelo Windows, e então o redis-cli não consegue se conectar...

Tentar digitar redis-server no cmd e ver se ele vai iniciar o servidor ou dar um erro e posta o erro se houver?

Exatamente o que apare:

Microsoft Windows [Version 10.0.10586]
(c) 2015 Microsoft Corporation. All rights reserved.

C:\Users\osmar>redis-server
[3508] 30 Jul 11:45:15.655 # Warning: no config file specified, using the default config. In order to specify a config file use redis-server /path/to/redis.conf
                _._
           _.-``__ ''-._
      _.-``    `.  `_.  ''-._           Redis 3.0.500 (00000000/0) 64 bit
  .-`` .-```.  ```\/    _.,_ ''-._
 (    '      ,       .-`  | `,    )     Running in standalone mode
 |`-._`-...-` __...-.``-._|'` _.-'|     Port: 6379
 |    `-._   `._    /     _.-'    |     PID: 3508
  `-._    `-._  `-./  _.-'    _.-'
 |`-._`-._    `-.__.-'    _.-'_.-'|
 |    `-._`-._        _.-'_.-'    |           http://redis.io
  `-._    `-._`-.__.-'_.-'    _.-'
 |`-._`-._    `-.__.-'    _.-'_.-'|
 |    `-._`-._        _.-'_.-'    |
  `-._    `-._`-.__.-'_.-'    _.-'
      `-._    `-.__.-'    _.-'
          `-._        _.-'
              `-.__.-'

[3508] 30 Jul 11:45:15.670 # Server started, Redis version 3.0.500
[3508] 30 Jul 11:45:15.670 * The server is now ready to accept connections on port 6379
[3508] 30 Jul 11:45:25.189 # User requested shutdown...
[3508] 30 Jul 11:45:25.189 * Saving the final RDB snapshot before exiting.
[3508] 30 Jul 11:45:25.205 * DB saved on disk
[3508] 30 Jul 11:45:25.205 # Redis is now ready to exit, bye bye...

C:\Users\osmar>
C:\Users\osmar>

C:\Users\osmar>redis-cli

solução!

Pra se conectar com o redis-cli agora, você precisa deixar o servidor rodando nesse primeiro cmd e abrir um novo e digitar o redis-cli.

Sua instalação parece ok, o windows é que não consegue iniciar o serviço do redis automaticamente.

Já tentou abrir o instalador e reparar a instalação?

Sim, inclusive reinstalei... mas ao menos digitando o 'redis-server' e depois ( em outro terminal ) digitando 'redis-cli' resolveu o problema, subiu como deveria

Você também pode desinstalar essa versão, reiniciar e tentar a mais recente:

https://github.com/MSOpenTech/redis/releases/download/win-3.2.100/Redis-x64-3.2.100.msi

e depois reiniciar novamente. caso o redis-cli trave, vai lá nos serviços do windows e tenta iniciar manualmente.

O problema é justo esse: como seu windows não consegue iniciar o serviço, você teve que iniciar o servidor manualmente...

Isso foi EXAAAATAMENTE o que eu fiz, as 4 ou 5 vezes. Além de reiniciar o sistema, é claro. Estranho, mas ao menos funciona abrindo os dois cmd, HAHA

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software