Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

'redis-cli' is not recognized....

Após fazer a instalação com a versão dada no exercício, mesmo após ter reiniciado o Windows 10 x64 continua dando esse erro quando digito no CMD:

'redis-cli' is not recognized as an internal or external command, operable program or batch file.

10 respostas

Oi Osmar, tudo bem?

Eu instalei aqui a versão fornecida no exercício e marcando a opção "Add the redis installation folder to the PATH environment variable" e ele configurou tudo corretamente.

Mas por algum motivo ele não reconhece o comando redis-cli e foi necessário reiniciar o PC.

Tenta reiniciar e avisa aqui se funcionou pra sabermos se é só isso mesmo, por favor?

E então eu atualizo o exercício de acordo.

Um abraço.

Eu refiz a instalação, reiniciei ( nas duas tentativas) e em ambas a pesar de dar mais o erro agora eu digito o comando e o CMD trava, sem mostrar aquela linha informando o ip e porta para acessar, e não consigo acessar pelo ip e porta caso eu tente. Se eu tento iniciar o serviço pelo windows, ele diz o seguinte: 'Windows could not start the redis service on Local Computer Error 1067: The process terminated unexpectedly

Quando você testou, também testou em uma máquina com Windows 10 x64?

Oi Osmar, foi no Windows 10 x64 sim.

Você desinstalou reiniciou e instalou novamente, ou só executou o instalador novamente e reiniciou?

Pergunto os passos pois vou tentar reinstalar aqui para tentar reproduzir esse erro que o windows não está conseguindo iniciar o serviço.

Mesmo erro, o comando é aceitado pelo CMD mas não sobe nada apenas deixa o CMD travado... muito estranho

Oi Osmar, tentei reinstalar aqui mas continuou tudo certo após instalar e reiniciar.

O problema que você está enfrentando agora é que o serviço do servidor do redis não está sendo iniciado pelo Windows, e então o redis-cli não consegue se conectar...

Tentar digitar redis-server no cmd e ver se ele vai iniciar o servidor ou dar um erro e posta o erro se houver?

Exatamente o que apare:

Microsoft Windows [Version 10.0.10586]
(c) 2015 Microsoft Corporation. All rights reserved.

C:\Users\osmar>redis-server
[3508] 30 Jul 11:45:15.655 # Warning: no config file specified, using the default config. In order to specify a config file use redis-server /path/to/redis.conf
                _._
           _.-``__ ''-._
      _.-``    `.  `_.  ''-._           Redis 3.0.500 (00000000/0) 64 bit
  .-`` .-```.  ```\/    _.,_ ''-._
 (    '      ,       .-`  | `,    )     Running in standalone mode
 |`-._`-...-` __...-.``-._|'` _.-'|     Port: 6379
 |    `-._   `._    /     _.-'    |     PID: 3508
  `-._    `-._  `-./  _.-'    _.-'
 |`-._`-._    `-.__.-'    _.-'_.-'|
 |    `-._`-._        _.-'_.-'    |           http://redis.io
  `-._    `-._`-.__.-'_.-'    _.-'
 |`-._`-._    `-.__.-'    _.-'_.-'|
 |    `-._`-._        _.-'_.-'    |
  `-._    `-._`-.__.-'_.-'    _.-'
      `-._    `-.__.-'    _.-'
          `-._        _.-'
              `-.__.-'

[3508] 30 Jul 11:45:15.670 # Server started, Redis version 3.0.500
[3508] 30 Jul 11:45:15.670 * The server is now ready to accept connections on port 6379
[3508] 30 Jul 11:45:25.189 # User requested shutdown...
[3508] 30 Jul 11:45:25.189 * Saving the final RDB snapshot before exiting.
[3508] 30 Jul 11:45:25.205 * DB saved on disk
[3508] 30 Jul 11:45:25.205 # Redis is now ready to exit, bye bye...

C:\Users\osmar>
C:\Users\osmar>

C:\Users\osmar>redis-cli

solução!

Pra se conectar com o redis-cli agora, você precisa deixar o servidor rodando nesse primeiro cmd e abrir um novo e digitar o redis-cli.

Sua instalação parece ok, o windows é que não consegue iniciar o serviço do redis automaticamente.

Já tentou abrir o instalador e reparar a instalação?

Sim, inclusive reinstalei... mas ao menos digitando o 'redis-server' e depois ( em outro terminal ) digitando 'redis-cli' resolveu o problema, subiu como deveria

Você também pode desinstalar essa versão, reiniciar e tentar a mais recente:

https://github.com/MSOpenTech/redis/releases/download/win-3.2.100/Redis-x64-3.2.100.msi

e depois reiniciar novamente. caso o redis-cli trave, vai lá nos serviços do windows e tenta iniciar manualmente.

O problema é justo esse: como seu windows não consegue iniciar o serviço, você teve que iniciar o servidor manualmente...

Isso foi EXAAAATAMENTE o que eu fiz, as 4 ou 5 vezes. Além de reiniciar o sistema, é claro. Estranho, mas ao menos funciona abrindo os dois cmd, HAHA