1
resposta

360 View - Projeto MM

Bom dia, boa tarde ou boa noite!

A minha ideia surgiu ao observar problemas na empresa que eu trabalho após ouvir reclamações de clientes. Ouvia reclamações do tipo : " A mas tá demorando muito a entrega dos orçamentos" ou "Eu combinei uma coisa com o Fulano e depois tive que tratar da mesma coisa com o Ciclano".

Não planejo uma solução digital, muito pelo contrário, gostaria de aplicar a UX em nossas prestações de serviço!

Eu infelizmente não consegui fazer o 360 View de forma digital ou de forma esteticamente agradável e apresentável no caderno para postar aqui, então vou tentar transmitir em texto mesmo para vocês.

--Viabilidade: Novas oportunidades de negócio. -- Capacidade: Pesquisas, UX Designer. -- Desejabilidade: Exibir valores dos produtos no site da empresa ( atualmente os clientes acessam o site e continuam sem saber o valor do produto que desejam, precisando então entrar em contato com um vendedor). --Desejabilidade e Capacidade : Oferecer mais agilidade para entrega de orçamentos, Oferecer mais agilidade para a execução de serviços. -- Desejabilidade, Capacidade e Viabilidade : Ouvir mais os clientes ( podemos ouvir mais para sermos mais atenciosos e então gerar novas oportunidades de negócios para a empresa).

Espero ter passado bem a minha ideia e que tenha captado legal como funciona o 360 View.

Um abraço a todos. :)

1 resposta

Oi Felipe!!

Muito legal que você conseguiu fazer a atividade! Deu pra reparar que você pegou bem os conceitos abordados no 360 View.

Eu senti um pouco de falta de itens fora das seções. Por exemplo, um item do lado de fora da seção de desejabilidade significa algo que os usuários não desejam, mas acaba sendo uma funcionalidade da sua aplicação (ex: precisa estar sempre conectado à internet). Acho que vale a pena você popular com alguns destes exemplos para ampliar ainda mais a sua visão.

Algumas observações:

  • Senti falta também de outras coisas que rentabilizariam o seu projeto na seção de Viabilidade. O que essas novas oportunidades de negócio fariam? Eu destrincharia esse item em coisas menores e mais específicas do que quer fazer

  • Acho que na seção de Desejabilidade também vale mais a pena colocar mais coisas. Quais funcionalidades o usuário desejaria para melhorar ainda mais a experiência? Será que gerar um relatório via pdf, compartilhar via whatsapp ou email? Use a imaginação aqui e pense no que a sua equipe gostaria de ter para facilitar a vida deles.

  • Só um UX Designer seria necessário para gerar esse serviço na seção de Capacidade? Não precisaria de desenvolvedores, uma equipe de marketing, um designer? Mais pessoas são necessárias para viabilizar o seu projeto, então detalhe aqui as equipes e requisitos físicos ( um servidor, um BD?) que poderiam te ajudar nesse caso

  • As suas interseções estão muito abstratas ainda, é preciso reestruturá-las em itens mais específicos. Se você quer oferecer mais agilidade, como você irá fazer isso? Quais são as ações e funcionalidades necessárias para chegar nesse caso? Sempre use o "Como" como seu guia para preencher o seu 360 view.

Espero que essas observações tenham te ajudado! Acho que vale a pena depois reestruturar e colocar num diagrama, aí você já tem um entregável para divulgar como seu futuro portfólio, o que acha? Muito sucesso e bons estudos!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software