Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

304 not modified e parâmetros

Professor, na verdade são duas dúvidas :

Para escrever isso me basiei nesta captura: https://ibb.co/nhKH6Q

1) o código 304 para os vários JS e CSS significa que não foi necessário baixá-los novamente ?

2) na aba "Params" temos a QUERY_STRING com seu parâmetro "seach_query". Minha pergunta é se na aba "Params" pode haver algo além de QUERY_STRING e um exemplo, por favor.

Dúvida bônus: a home page da Alura leva cerca de 8 segundos pra carregar completamente na minha conexão enquanto a do Youtube, com vários thumbnails, cerca de 4 segundos. Algo estranho ?

Obrigado desde já.

4 respostas

Oi Marcelo!

1) Exato! Não baixou novamente. Mas repare que foi feito um request de validacao e a resposta foi 304. Economizamos apenas o trafego da resposta, que nao foi feito. Mas o request em si aconteceu e pagamos toda a latencia da chamada do mesmo jeito. Ou seja, se o arquivo final for pequeno e ja nao ia demorar muito pra baixar, esse 304 nao muda muita coisa com relacao a performance.

2) Pode sim. Alem dos parametros na URL (que chamamos de query string), podemos passar parametros no corpo de uma requisicao POST (geralmente chamamos de post data). E mesmo num request POST da pra passar as 2 coisas.

3) Talvez tenha sido algo momentaneo? Aqui pra mim parece carregar bem rapido, 2.7s.

Certo, Sérgio, a primeira vez ele retorna 200 (cached) para um arquivo. Depois retorna 304. Significa que vai pro cache ? O que é esse cache ?

O cache é onde o navegador guarda os arquivos localmente. Idealmente quando acessamos a pg pela segunda vez, queremos o maximo possivel de coisas vindas do cache (ou seja, coisas que o navegador ja tinha baixado antes e nao precisa baixar de novo).

No primeiro acesso entao ele coloca coisas no cache de acordo com o que o servidor permitir (vc controla o quer que va pro cache ou nao com o cabecalho Cache-Control).

solução!

Sérgio, apenas um comentário: tenho outras dúvidas abertas neste mesmo fórum há mais de 02 dias e ainda não foram solucionadas.

Obrigado pelas respostas até aqui!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software