Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

2º Desafio Resolução - observações.

Oie, hoje consegui finalizar o segundo desafio prático, e aqui tenho algumas observações

Acho que documentar aqui no forum e salvar os códigos também tem me dado uma sensação de "tarefa feita" para medir meu aprendizado.

Senti certa dificuldade em ser criativa nas resoluções e dificuldade ao iniciar a programação em si, então dessa vez comecei com os comentários.

Percebi que usar alert ou console.log não foi algo que ficou super claro na diferenciação pra mim. Quando utilizei console.log não teve o pop up na tela e senti falta disso pelo padrão criado no começo do código.

Na parte de pontuação achei que pedir a pontuação poderia ser interessante para verificar e não apenar dar uma pontuação pronta.

Aceito sugestões de como melhorar e como 'organizar melhor' as minhas linhas para visualização.

É isso.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas
solução!

Gostei muito de ver como você começou o código com comentários, isso mostra organização e ajuda muito na hora de pensar passo a passo, principalmente quando ainda estamos ganhando confiança com a lógica.

Sobre o que você disse do alert e do console.log:

alert() mostra uma caixinha pop-up com a mensagem , ótimo para interações diretas com o usuário.

console.log() mostra as informações no console do navegador (F12 > aba Console), e é mais usado para testes, depuração e acompanhamento de valores sem interromper o fluxo do usuário.

Você fez bem em escolher alert() se queria manter a interação visual!
Na parte da pontuação, a ideia de pedir a pontuação foi ótima. Isso deixou o código mais interativo, e é exatamente isso que vai te dar mais domínio da linguagem.

Dica para deixar o código ainda mais fácil de ler:

Tente manter o espaçamento alinhado em blocos if, else e function, isso ajuda muito na visualização.

E se quiser praticar mais criatividade, pode tentar variações dos exercícios, tipo:
“Se a pontuação for 200, mostrar uma mensagem diferente” ou
“Se o nome for ‘Eduardo’, mostrar uma mensagem personalizada”.

Muito legal como você está colocando os comentários

Muito obrigada Mariana!
Adorei a explicação sobre console.log, e agradeço muito pelas dicas com relação ao espaçamento das linhas! Estava em duvida se precisava separar ou não, acho que manter td alinhado realmente fica melhor!

Aorei a ideia de variações pro mesmo exercicio, vou tentar!!!

Muito obrigada Jose!!!
Espero continuar melhorando!